Pular para o conteúdo principal

ALRN PI 011818 28 03 24

ALRN PI  011818   28 03 24

Radio Conexão Mato Grande Play

GOVERNO DO RN

GOVERNO DO RN

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616




SINTE/RN: Luta histórica por promoções termina com vitória


Uma luta histórica do Sinte-RN se encerrou com vitória neste dia 15 de outubro. A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou uma série de medidas que há anos faziam parte da pauta de reivindicações do Sindicato. Entre elas, a Progressão equivalente a duas classes (letras) que será feita a partir de 1º de novembro e que não acontecia desde 2015 e a Promoção por escolaridade (mudança de nível) para todos os professores e professoras que têm direito. Ou seja, para aqueles e aquelas que possuem especialização, mestrado ou doutorado, já com implementação no contracheque de novembro.

Outro destaque foi a garantia do cumprimento do Piso Salarial Nacional do Magistério para ativos/as e aposentados/as. Somado às questões que integram o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da categoria, a Governadora também anunciou a construção de novas escolas e o fortalecimento da Rede Estadual de Educação Profissional.

O anúncio foi feito durante evento do Governo realizado na quadra da Escola Estadual Padre Miguelinho, no Alecrim. Dirigentes do SINTE participaram da atividade. Em seu discurso, a governadora ressaltou a participação e luta do SINTE/RN nessas conquistas, destacando o espírito autônomo, competente e responsável do Sindicato. O coordenador geral do Sindicato, professor Bruno Vital, falou da luta da entidade em defesa da educação pública, da vida e dos/as trabalhadores/as.

Bruno citou as demandas da classe, a dedicação dos/as profissionais/as ao longo da pandemia, o constante diálogo com o Governo e lembrou do amigo e companheiro de lutas, o professor José Teixeira, vítima da COVID-19. Junto ao coordenador de Comunicação da entidade, prof. Miguel Salustino, Bruno também presenteou a chefe do Executivo com uma camisa alusiva ao centenário de Paulo Freire.

Também presentes no evento estavam o Secretário Estadual de Educação, Getúlio Marques, o deputado estadual Francisco do PT e a também deputada Isolda Dantas (PT). O secretário destacou o papel combativo do Sindicato e assegurou que as promoções verticais (por escolaridade) passarão a ocorrer de forma automática para todos os/as professores/as, contemplando inicialmente quatro mil educadores/as.

O Deputado Francisco (PT), também professor, mencionou sua atuação parlamentar em prol da educação, sendo ele o responsável pelo requerimento ao Governo das atualizações das promoções do magistério potiguar; requerimento feito a partir de pedido do SINTE.

Comentários