quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Governo avalia a possibilidade de decretar emergência por conta da seca


Um relatório da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), enviado ao Gabinete Civil na última terça-feira, aponta que dez municípios potiguares podem enfrentar colapso no abastecimento de água até janeiro de 2026, afetando mais de 108 mil pessoas. Cidades como Ouro Branco, Jardim do Seridó e Carnaúba dos Dantas podem entrar em colapso já em setembro, enquanto outras, como Tenente Ananias, têm previsão para o início do próximo ano.

O levantamento considera o período de fevereiro a julho de 2025 e reflete a baixa quadra chuvosa registrada principalmente no Seridó e Oeste do estado, com quedas de 40% a 70% no volume de chuvas, segundo a Emparn. Atualmente, os reservatórios do RN operam com apenas 46% de sua capacidade total.

Entidades do setor agropecuário e agrícola defendem a adoção de um decreto de emergência para acelerar ações de enfrentamento, como perfuração de poços, acesso facilitado a crédito, fornecimento de milho subsidiado e implementação de projetos estruturantes de convivência com a seca.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu, nesta quarta-feira (20), a situação de emergência em sete municípios nordestinos, incluindo Lucrécia (RN), somando 75 cidades potiguares nesta condição. Com o reconhecimento federal, prefeituras podem solicitar recursos para ações emergenciais de defesa civil.

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478  -   99401-7616
Lapac Saúde/beleza Laboratório de Análises Clínicas e Clínica Médica que atua em João Câmara, no Potengi e RN. Conforto, tecnologia e atendimento humanizado.

Maior Programa de Acesso à Água do RN