Pular para o conteúdo principal

PI 072813 (02)

PI 072813 (02)

Torreão FM web

PI 072813 (01)

PI 072813 (01)

ALRN PI 011818 28 03 24

ALRN PI  011818   28 03 24

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616

GOVERNO DO RN

GOVERNO DO RN

Natal poderá importar projeto de João Pessoa e dar triciclos elétricos para que carroceiros deixem de usar animais


A Câmara Municipal de Natal debateu na manhã desta quarta-feira (31), em Audiência Pública, a Política Municipal de Retirada dos Veículos de Tração Animal, abordando e discutindo uma lei em vigor na cidade desde 2017.

A pauta foi uma proposição do vereador Robson Carvalho (União Brasil) com o objetivo de buscar uma solução que contemple o bem-estar e a proteção dos animais usados no transporte e a questão social envolvendo as famílias que fazem das carroças o seu sustento.

“Estamos aqui buscando alternativas para solucionar de uma vez por todas esse problema. Precisamos de união. Me coloco como mediador e deixo claro meu posicionamento de não deixar passar os maus tratos aos animais. Queremos que a lei seja cumprida dado a complexidade do tema que abrange desde os maus tratos aos animais, passando por questões ambientais e de mobilidade urbana,” pontuou o vereador Robson.

Durante a audiência, foi apresentada uma política pública já em implantação em João Pessoa com substituição da tração animal por triciclos elétricos, mantendo a renda dos carroceiros e garantindo o bem-estar dos animais.


“O programa implantado em João Pessoa é pensando para ser uma substituição gradativa e já acontece. Fizemos, na fase 1 o cadastramento dos carroceiros, na fase 2 colhemos os dados coletados visando definir essas alternativas e a fase 3 que é justamente a efetivação dessa política, que é começar a substituir as carroças”, contou Ítalo Oliveira, diretor de bem-estar animal da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa.

Para o vereador Milklei Leite (PV) é urgente encontrar uma solução em Natal que aborde todos os lados do problema. “Precisarmos encontrar uma solução urgente. Primeiro, para as famílias e depois para os animais. Precisamos observar que, hoje, se recolhermos esses animais eles vão para onde? Se as ONG’s receberem esses animais elas não têm como mantê-los. Eu estou aqui perguntando para fazer a gente pensar. Preparar um local que abrigue esses animais. E principalmente defender a família que está em cima da carroça”, observou o vereador.

O vereador Raniere Barbosa (Avante) também esteve presente na Audiência. Ao final da reunião ficou acordado a criação de uma comissão para acompanhar o desdobramento do projeto implantado em João Pessoa para importar para Natal.

Comentários