Pular para o conteúdo principal

ALRN PI 011818 28 03 24

ALRN PI  011818   28 03 24

Radio Conexão Mato Grande Play

GOVERNO DO RN

GOVERNO DO RN

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Lançamento do livro "Os abalos sísmicos e seus efeitos" 30-11-2016, as 15 horas no IFRN João Câmara.


NOSSOS ESCRITORES:
Mário Takea, Nildinha, Aldo Torquato, Antônio Merica, Solidade e Alberto Veloso
Como já havia dito aqui neste espaço, que Nildinha tem demonstrado seu talento pela escrita e eleva João Câmara na sua aptidão que só dá nome da cidade. Filhos ilustres transformam a cidade em cidade ilustre. Parabéns Nildinha e Sol por mais um livro que lançaram em João Câmara.
Mas, "não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai de sua boca". Porém, "não só dos filhos de João Câmara vive a sua cultura, mas de outros filhos que por aqui passaram". Nesse contexto, temos Mário Takea, Físico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que vive entre nós em razão dos terremotos da região.
Nesse próximo dia 29 de novembro de 2016, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Física, o Professor Mário Takea lança seu livro sobre suas experências em João Câmara com os terremotos e no dia 30 de novembro, em evento no IFRN, o Professor Mário Takea lança seu livro em João Câmara.
Se por um lado temos Escritores como Aldo Torquato, que escreve a história, Nildinha, que faz literatura popular, temos Antônio Merica que escreve poesias e, Solidade, professora do Bitencourt que segue os mesmos caminhos literários. Por outro lado temos cientistas como Alberto Veloso da Universidade de Brasília que escreveu sobre os terremotos de João Câmara e agora, o Professor Mário Takea que escreve também sobre nossa hirtória e a ciência dos abalos sísmicos.
Em uma passagem pela minha casa, em João Câmara, tive o prazer de ler o livro, em tópicos, do Professor Mário Takea e vi como ele conta as histórias que se passaram entre seus estudos sobre os abalos sísmicos de João Câmra e o sofrimento do povo em busca de entender aquela realidade e de apoios para sobrevivência. Li também sua tese científica sobre os abalos sísmicos, especialmente sobre a heterogeineidade das causas sismicas de nossa região, fugindo, em parte, a tradicional Teoria das Placas Tectônicas.
O IFRN, organizado pelos professores de Física, Bruno Rafael e Raimundo Nonato, dentre outros e os alunos do Curso de Física, preparam para no dia 30 de novembro de 2016, apresentarem um evento histórico, aberto ao público e as autoridades, sobre os abalos sísimicos de João Câmara, Poço Branco e região. Enquanto isso, a UFRN estar com sua programação fechada para o evento no dia 29 de novembro de 2016, em Natal, para relembrar os acontecimentos de 30 de novembro de 1986, quando do grande abalo sísmico de 5.2. A seguir a capa do livro do Professor Mário Takea
.

Comentários