Pular para o conteúdo principal

Torreão FM web

ALRN junho 2024 PI 012118

ALRN junho 2024 PI  012118

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


21 Baleias encalham novamente em praia do litoral Norte do RN


Novas baleias encalharam na praia de Pititinga, em Rio do Fogo, no litoral Norte do Rio Grande do Norte. Estima-se que, desta vez, 21 animais da espécie baleia-piloto encalharam no local, neste domingo (2).

O Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN)e o Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM) estão atuando no encalhe em massa das baleias-piloto (Globicephala macrorhynchus) na praia. Segundo o projeto, é provável que os animais estejam desorientados, com sinais de distúrbio neurológico.

No dia 31 de maio, o projeto foi acionado para auxiliar no encalhe dos animais em Pititinga, Rio do Fogo. Após o encalhe, no dia 1°, três baleias morreram. A equipe realizou exames para identificar possíveis causas desse encalhamento.

O resultado dos exames constou que os animais tinham alterações como intensa parasitose nas bulas timpânicas, relatando a baixa imunidade; sinais de pneumonia; estômago vazio; coloração esverdeada mostrando refluxo da ampola duodenal de líquido vindo do fígado; glóbulos no fígado; isquemia; e centros hemorrágicos. A equipe do projeto afirmou que os animais estão doentes, mas que com essas informações dos exames, vão procurar os medicamentos mais adequados para tratá-los.

De acordo com informações do PCCB-UERN, as baleias-pilotos são animais oceânicos e conhecidos por sua natureza social e por formarem grupos coesos, muitas vezes seguem um líder e podem encalhar em conjunto se um dos membros estiver doente ou desorientado.

O Centro de Pesquisa e Conservação dos Mamíferos Aquáticos (ICMBio/CMA) está no local e atende aos encalhes de mamíferos aquáticos no Brasil.

Comentários