Pular para o conteúdo principal

Torreão FM web

ALRN junho 2024 PI 012118

ALRN junho 2024 PI  012118

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Coreia do Norte volta a enviar balões com lixo para a Coreia do Sul: “Presentes sinceros”


A Coreia do Norte voltou a enviar balões com lixo para a Coreia do Sul neste sábado, informou o exército sul-coreano, um dia após Seul ter advertido que tomaria medidas.

A Coreia do Norte enviou esta semana cerca de 260 balões com sacos de lixo que incluíam baterias usadas, bitucas de cigarro e o que parecia ser esterco, de acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

As autoridades de Seul classificaram isso como “de baixo nível” e o Ministério da Unificação da Coreia do Sul advertiu na sexta-feira que o governo tomaria contramedidas se Pyongyang não parasse com essas provocações “irracionais”.

A Coreia do Norte está “mais uma vez enviando balões que transportam lixo para o Sul”, disse o Estado-Maior Conjunto em uma mensagem à imprensa. Também aconselhou a população a não tocar nos balões se os virem e a avisar as autoridades.

As autoridades da cidade de Seul também enviaram um alerta aos moradores no sábado, avisando sobre um “objeto não identificado que se acredita serem folhetos de propaganda norte-coreanos”.

Esta semana, a Coreia do Norte disse que esses “presentes sinceros” são uma represália pelos balões que o Sul envia com propaganda contra o líder norte-coreano, Kim Jong Un.

Esses balões costumam ser lançados por ativistas sul-coreanos. O ministro da Defesa sul-coreano, Shin Won-sik, afirmou que enviar balões com lixo é “um comportamento inimaginavelmente mesquinho” e disse que considera que os balões que os ativistas enviam ao Norte são “ajuda humanitária”.

O Globo

Comentários