Pular para o conteúdo principal

ALRN PI 011818 28 03 24

ALRN PI  011818   28 03 24

Radio Conexão Mato Grande Play

GOVERNO DO RN

GOVERNO DO RN

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Audiência debate doenças inflamatórias intestinais no âmbito da saúde pública do RN


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte sediará na quinta-feira (28), às 14h, uma audiência pública para tratar sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais no âmbito da saúde pública do estado. De propositura do Deputado Hermano Morais, o objetivo do encontro é trazer visibilidade para a causa: discutir medidas que possam auxiliar o tratamento e conscientizar a população sobre essas doenças.

Dor abdominal, diarreia crônica, náusea, perda de peso e apetite – esses sintomas nem sempre estão vinculados a intolerâncias ou má digestão. As alterações intestinais precisam ser avaliadas com ajuda profissional e podem representar um risco se não tratadas precocemente.

Ainda pouco faladas, as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) podem ser definidas como um grupo de doenças crônicas, que causam processo inflamatório no trato gastrointestinal. Representadas, em sua maioria, pela Doença de Crohn e pela Retocolite Ulcerativa, o diagnóstico ainda é um grande desafio já que elas nem sempre apresentam sintomas específicos e não dispõem de exames direcionados para o seu reconhecimento.

Estudos recentes apontam que, no Brasil, as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) atingem 13,25 em cada 100 mil habitantes. No mundo, essa condição atinge mais de 5 milhões de pessoas, segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP). No RN, a estimativa é de 50 a cada 100 mil habitantes, totalizando uma média de 600 pessoas só na capital potiguar. Por serem patologias de alto custo – em razão do uso constante de medicamentos caros – causam significativo impacto socioeconômico para o Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, a prevenção e o apoio ao desenvolvimento de estudos sobre as causas e manifestações das DIIs são de extrema importância. Orientação e esclarecimento são fundamentais, pois contribuem para a promoção da saúde e qualidade de vida.

Foram convidados para a audiência pública representantes das secretarias de Saúde do Estado e do Município, Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD) e Associação de Portadores de DII no RN (DII RN), além de representantes da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), médicos especialistas e portadores.

PROJETO DE LEI

Neste mês, foi protocolado na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei   402/2019 que institui a Semana de Sensibilização e Defesa dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). De autoria do Deputado Hermano Morais, o projeto busca incentivar a mobilização das autoridades públicas para promover ações que aumentem o conhecimento da sociedade sobre as DII – proporcionando assim entendimento, interação e apoio aos pacientes. A expectativa é de que o PL tenha aprovação dos demais parlamentares e siga, dentro dos trâmites da Casa Legislativa, para aprovação e posterior sanção pelo Governo do Estado.

SERVIÇO

Audiência Pública debate Doenças Inflamatórias Intestinais no âmbito da Saúde Pública do RN

Data: 28/11/2019 (quinta-feira)

Hora: 14h

Local: Plenário Cortez Pereira, Assembleia Legislativa do RN.

(Praça Sete de Setembro, Cidade Alta – Natal/RN)

Comentários