Pular para o conteúdo principal

Radio Conexão Mato Grande Play

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Governo lança aplicativo para emitir carteirinha de estudante gratuita

Resultado de imagem para id estudantil

O Ministério da Educação lançou nesta segunda-feira um aplicativo de celular para a emissão da carteira digital de estudante.

É pelo aplicativo que o estudante poderá obter a carteira estudantil gratuita em formato digital, o ID estudantil. É esse documento que garante meia-entrada em cinemas, teatros e eventos culturais.

Pela regra, basta o estudante fazer um cadastro no aplicativo e dar o ok para o compartilhamento de seus dados com o Ministério da Educação. A carteira será emitida a partir do momento em que a instituição de ensino onde ele está matriculado repassar esses dados para o Sistema Educacional Brasileiro (SEB), um banco nacional de dados que será alimentado com informações como CPF, data de nascimento, curso, matrícula, frequência, histórico escolar, corpo docente e discente.

As carteirinhas só eram emitidas por entidades representativas como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a um preço médio de R$ 35. E elas continuarão emitindo o documento. A opção de escolher entre fazer a carteirinha pelas entidades estudantis ou pelo aplicativo é do aluno.

O governo diz que, além de quebrar esse monopólio, vai passar a ter controle de quem realmente é estudante com direito à carteirinha. O ID Estudantil terá foto e a imagem vai ser comparada com a de outros documentos.

“O desafio: como emitir uma carteira 100% digital e saber quem é estudante no Brasil? O MEC tem macro números de quantidade de estudante, mas não tinha quem era estudante, o nome da pessoa, o CPF”, explicou Daniel Rogério, diretor do Tecnologia da Informação do MEC.

Durante toda esta segunda (25), as tentativas de baixar o aplicativo no celular em lojas virtuais não deram certo. O sistema não funcionou. No início da noite, o MEC informou que os usuários de Android poderão acessar o aplicativo ID Estudantil por meio de um link, e que, no iOS, o aplicativo será disponibilizado nas próximas horas.

O Ministério da Educação informou que a versão iOS da carteirinha aguarda liberação da loja de aplicativos do sistema operacional. É o sistema dos celulares e tablets da Apple. O aplicativo na versão Android já está disponível, mas o ministério afirma que, por ter sido lançado nesta segunda, há um período de espera até aparecer na lista de busca da loja.

Saiba como obter a ID Estudantil.


Comentários