Pular para o conteúdo principal

ALRN PI 011818 28 03 24

ALRN PI  011818   28 03 24

Radio Conexão Mato Grande Play

GOVERNO DO RN

GOVERNO DO RN

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Ponte de Igapó completa hoje 50 anos de inaugurada

A ponte rodo-ferroviária sobre o Rio Potengi – Ponte de Igapó – completa, hoje, 50 anos de inaugurada pelo Monsenhor Walfredo Gurgel, Governador do Estado.

A Ponte Presidente Costa e Silva (esse é seu nome oficial), é uma ponte pênsil simples sustentada por vãos de ferro e concreto armado. A justificativa da ponte é ligar a Zona Norte de Natal ao restante da cidade, passando pelo Rio Potengi que corta a cidade e abrir caminho para a região do Mato Grande.

A ponte nova, Forte Redinha – Ponte Newton Navarro – foi inaugurada pela governadora Wilma de Faria voltada para atender demandas do turismo e melhorar a ligação das duas bandas de Natal.

VELHAS PONTES

Antes havia sido construída, para atender a estrada de ferro, a primeira ponte em 1913, de estrutura metálica, concluída em 1915 e inaugurada em 20 de abril de 1916 e era totalmente de ferro e só possuia duas vias em sentidos opostos, permitindo só uma travessia em cada sentido. Sua função era a de oferecer a passagem dos trens da Estrada de Ferro Central, facilitando o transporte entre a Capital e o interior do Rio Grande do Norte, que até então só era possível transpondo-se o Rio Potengi por meio de embarcações. Construída durante o governo do Des. Ferreira Chaves, possuía uma extensão que totalizava 550 metros, com nove vãos de 50 metros e um de 70.

Devido ao crescimento urbano da Zona Norte e o alto tráfego de fluxo de carros indo para aquela zona, a estrutura metálica foi deixada de lado, e ao lado dela, há 50 anos, foi construída uma segunda ponte de concreto com sustentações de concreto e ferro. Essa segunda ponte foi ampliada em 1988 (juntando com a segunda) formando uma ponte só com 606 metros de extensão e quatro vias, mais uma via férrea.

Comentários