Pular para o conteúdo principal

Radio Conexão Mato Grande Play

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Praia do RN recebe certificação internacional inédita na América do Sul

Com as ações realizadas por meio do Programa DEL Turismo, desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN/Senac, o município de Tibau do Sul - no litoral sul do estado, onde fica a famosa Praia da Pipa - acaba de receber a certificação Padrão de Destinos Verdes, na categoria Prata, concedida pela Green Destinations, fundação holandesa sem fins lucrativos para o turismo sustentável, que lidera uma parceria global de organizações especializadas, empresas e instituições acadêmicas. 

A certificação, válida por dois anos, é inédita na América do Sul e integra o Padrão de Destinos Verdes, um conjunto de critérios reconhecido pelo GSTC (Global Sustainable Tourism Council) para medir, monitorar e melhorar a política de sustentabilidade e gestão de destinos e regiões.  

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac, Marcelo Queiroz, explica que o processo contou com várias etapas, ao longo de um ano de trabalho. Foi realizado treinamento com a Green Destinations, bem como desenvolvidas ações especificas para atender a 100 critérios elencados pela entidade, além da realização de auditoria. 

“Com o DEL Turismo estamos efetivamente contribuindo para transformar o turismo em diversos municípios do nosso estado, com ações que envolvem governança e sustentabilidade como principais pilares. Todo o trabalho é desenvolvido a várias mãos, com participação efetiva dos entes públicos e privados, por meio de Conselho de Turismo e Câmaras Técnicas. Essa junção de esforços que o Programa implementa é um enorme diferencial. Este é um trabalho que começou em 2018 e cujos resultados já têm sido verificado pelas empresas do setor e população local. Neste ano, os reconhecimentos internacionais estão começando a chegar, o que certamente é um grande diferencial competitivo para os nossos destinos”, diz Queiroz.  

O objetivo da certificação é tornar concreto e efetivo o desenvolvimento sustentável, abrangendo os temas Gestão de Destino, Natureza e Paisagem, Meio Ambiente e Clima, Cultura e Tradição, Bem-Estar Social, Negócios e Hospitalidade.  

Em outubro deste ano, os municípios de Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Parnamirim, todos atendidos pelo DEL Turismo Senac, ganharam o Concurso Top 100 Destinos Sustentáveis, também promovido pela Green Destinations.  

O Programa Rede DEL Turismo, que apoia as ações desenvolvidas, utiliza uma metodologia inspirada no modelo alemão para gestão do desenvolvimento local. A iniciativa foi implantada no Rio Grande do Norte por meio de uma parceria entre a Fecomércio RN, FASISC-SC, Federasul-RS, Ministério Federal para a Cooperação e o Desenvolvimento da Alemanha e as entidades empresariais alemães BBW e SEQUA. 

Fonte: Portal Grande Ponto


Comentários