
Em meio ao agravamento dos conflitos no Oriente Médio e às intervenções dos Estados Unidos na região, o presidente norte-americano, Donald Trump, nomeou um novo assessor para tratar de políticas direcionadas ao Brasil. A nomeação se tornou pública nesta sexta-feira (27), conforme informou a agência Reuters.
O escolhido é Darren Beattie, que passa a ocupar o cargo de “assessor sênior para política em relação ao Brasil”. Ele será responsável por supervisionar as diretrizes e ações de Washington voltadas a Brasília.
Beattie tem um histórico de críticas ao Brasil. Ele já classificou o Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente o ministro Alexandre de Moraes, como “principal arquiteto da censura e perseguição a Bolsonaro”.
Além disso, o integrante da ala considerada mais linha-dura do governo Trump também enfrenta críticas dentro de setores da política norte-americana. Beattie é descrito como “a principal autoridade do Departamento de Estado para Diplomacia Pública” e como “um defensor entusiasta da promoção ativa da liberdade de expressão como ferramenta diplomática”.
A nomeação ocorre pouco antes da reunião prevista entre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Trump, na Casa Branca, programada para março.
Comentários
Postar um comentário