Pular para o conteúdo principal

ALRN PI 011818 28 03 24

ALRN PI  011818   28 03 24

Radio Conexão Mato Grande Play

GOVERNO DO RN

GOVERNO DO RN

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Caixa reduz juros de financiamentos para imóveis e renegocia dívidas

Caixa reduz juros de financiamentos para imóveis e renegocia dívidas

BRASÍLIA – A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta quarta-feira (5), a redução nos juros nos financiamentos imobiliários, com entrada em vigor a partir da próxima segunda-feira (10).
A maior taxa cobrada pelo banco caiu de 11,00% + Taxa Referencial (TR, atualmente em zero) para 9,75% + TR. A menor taxa, que é paga pelos clientes que já têm relacionamento com a instituição, foi reduzida de 8,75% + TR para 8,5% + TR.
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que a redução das taxas de juros ainda não é o movimento definitivo do banco para diminuir o custo dessas operações.
“A mudança de paradigma será mudar a indexação dos empréstimos para o IPCA em novos empréstimos. Mas o sistema da Caixa ainda não está preparado para isso. Por isso estamos fazendo agora um movimento intermediário e vamos lançar o novo modelo em duas ou três semanas”, afirmou.
“Esse componente da TR vai ser trocado pelo IPCA, o que facilita a proteção da instituição por meio da compra de títulos federais remunerados pelo mesmo indexador. O modelo já está aprovado, mas o sistema do banco ainda precisa ser adaptado. Haverá uma redução ainda mais impactante”, explicou.
Segundo Guimarães, o risco de a inflação se elevar durante o prazo das operações seria o mesmo tanto nas linhas de TR quanto nas linhas de IPCA.
Além disso, ele voltou a dizer que a indexação pelo IPCA facilitará a securitização da carteira imobiliária. “Se eu conseguir securitizar 10% da carteira por ano, eu dobro a minha oferta de crédito. Isso será uma revolução. Acredito que outros bancos também devem abrir linhas com juros referenciados pelo IPCA”, completou.  Fonte: Jolrn.com.br

Comentários