Pular para o conteúdo principal

PI 072813 (02)

PI 072813 (02)

Torreão FM web

PI 072813 (01)

PI 072813 (01)

ALRN PI 011818 28 03 24

ALRN PI  011818   28 03 24

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Hermano promove discussão para atualizar planos diretores da Região Metropolitana


Cidades conturbadas e necessidade de maior integração da Região Metropolitana. A realidade espacial dificulta a delimitação das áreas de Natal e cidades vizinhas, devendo existir uma gestão interligada entre as mesmas, pensando no futuro dessas populações em diferentes áreas de convivência. Pensando nisto o deputado estadual Hermano Morais vai debater em Audiência Pública a importância dos Planos Diretores no contexto metropolitano, a ser realizado na Assembleia Legislativa na próxima quarta-feira (06), a partir das 14h.

Para o desenvolvimento da Região Metropolitana, é preciso estimular políticas públicas a fim de se criar, de forma sustentável, o bem estar da população e gerar condições para a criação de emprego e renda. Em relação à Região Metropolitana é preciso o enfrentamento de questões da educação, saúde e mobilidade urbana na forma de consórcios e parcerias. Outras questões devem ser enfrentadas pelos municípios de forma conjunta e planejada para garantir o desenvolvimento mais saudável de toda a região.

O plano diretor é um instrumento da política urbana instituído pela Constituição Federal de 1988, que o define como “instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana.”, e é regulamentado pela Lei Federal n.º10.257/01, mais conhecida como Estatuto da Cidade.

A Constituição lega aos municípios, através do plano diretor, a obrigação de definir a função social da propriedade e ainda a delimitação e fiscalização das áreas subutilizadas, sujeitando-as ao parcelamento ou edificação compulsórios, ou ainda, à desapropriação com pagamento de títulos e cobrança de IPTU progressivo no tempo.

Já a Lei de Parcelamento do Solo Urbano define como objetos do plano diretor a definição de índices urbanísticos relativos a dimensões de lotes, a definição das zonas urbanas de expansão e de urbanização específica e a previsão da densidade de ocupação admitida em cada zona.

Para a referida Audiência Pública foram convidados o ex-prefeito de Natal, Aldo Tinoco, prefeitos dos 15 municípios da Região Metropolitana, representantes da Caern, Idema, Ministério Público, IFRN, UFRN, Crea, Sindágua, Femurn, Igarn, Fiern, Conselho de Arquitetura e Urbanismo, entre outros.

Serviço
O quê? Audiência Pública “A importância da atualização dos Planos Diretores no contexto Metropolitano”
Quando? Quarta-feira, 06 de novembro
Onde? Plenário Cortez Pereira (Plenarinho), Assembleia Legislativa do RN
Horário? 14h

Comentários