Pular para o conteúdo principal

Radio Conexão Mato Grande Play

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Instagram amplia acessibilidade e lança legendas para vídeos do IGTV

Instagram amplia acessibilidade e lança legendas para vídeos do IGTV –  #hashtag
Nesta terça-feira (15) o Instagram anunciou o lançamento de legendas automáticas, desenvolvidas através de inteligência artificial, para os vídeos publicados no IGTV (a “televisão” do Instagram). O objetivo da nova ferramenta é ampliar a acessibilidade da rede social.
As legendas irão aparecer automaticamente para quem habilitar o recurso em suas configurações, sempre que o volume do aparelho estiver no mínimo. Com o recurso habilitado, um menu ficará disponível durante a exibição de vídeos para que a legenda possa ser ativada ou desativada, mostrando qual o idioma foi detectado.
No primeiro momento, estarão disponíveis para contas de negócios e de criadores de conteúdo, mas, em breve, o Instagram deve ampliar para todos os usuários.
Para ativar é simples, basta ir em configurações, contas e legendas. Depois, um menu suspenso ficará disponível para ligar ou desligar a descrição dos vídeos.
O lançamento será global e as legendas estarão disponíveis em 16 línguas, entre elas o português.
A legenda é usada como parte de uma ferramenta disponível desde 2018, que tem por objetivo tornar o Instagram mais acessível para pessoas com deficiência visual.
À época, dois recursos foram lançados para que fosse possível ouvir as descrições das fotos através do leitor de tela. O primeiro foi o texto alternativo automático, que usa a tecnologia de reconhecimento de objetos para criar uma descrição da imagem. O segundo foi o texto alternativo personalizado –utilizado pela Folha desde 2019–, que permite adicionar uma descrição mais detalhada da foto.
#HASTAG FOLHAPRESS

Comentários