O Rio Grande do Norte recebeu na madrugada de hoje 12 pacientes vindos de Manaus. Eles chegaram em Natal, no aeroporto Augusto Severo, às 3h40. 10 desses pacientes foram encaminhados ao Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) e outros dois ao Giselda Trigueiro. No Onofre Lopes, as ambulâncias do Samu chegaram às 4h30 (veja no vídeo acima).

A transferência dos foi realizada após um pedido feito pelo Estado do Amazonas ao Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra (PT) confirmou hoje cedo, por meio das redes sociais, a chegada dos pacientes ao Estado.

"Foram 12 pessoas recebidas pelos profissionais locais durante esta madrugada, duas encaminhadas ao Giselda e 10 ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), que também está acolhendo pacientes", escreveu Fátima.

A transferência foi possível através da parceria do Ministério da Saúde, Forças Armadas, Governo do Amazonas, com apoio do Governo do RN.

A Vigilância Epidemiológica da Sesap e o Lacen, unidos com o Laboratório de Virologia da UFRN, parceiro da Fiocruz, realizarão o sequenciamento genético dos exames dos pacientes para identificar possibilidade de nova variação do Covid19.

"Asseguramos o apoio logístico de ambulâncias, reposição de oxigênio da aeronave para o seu retorno, hospedagem dos profissionais, além de insumos e medicamentos ao HUOL", acrescentou a governadora.