Pular para o conteúdo principal

PI 072813 (02)

PI 072813 (02)

Torreão FM web

PI 072813 (01)

PI 072813 (01)

ALRN PI 011818 28 03 24

ALRN PI  011818   28 03 24

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Seu cartão foi clonado?



A clonagem de cartão de crédito está se amplificando e fazendo muitas vítimas no Brasil. De acordo com a pesquisa Crimes Eletrônicos, no ano passado, 42,4 milhões de brasileiros foram vítimas de crimes virtuais. Em comparação com 2015, houve um aumento de 10% no número de ataques digitais. A clonagem de cartão representa quase a metade desse número. Diante disso, é preciso ter muita cautela.
Caso apareça na sua fatura uma cobrança absurda, comunique imediatamente a sua operadora de cartão de crédito. Não esqueça de anotar o protocolo da ligação. Além disso, procure uma delegacia e informe sobre o crime.
Para ajudar os usuários de cartões de crédito que muitas vezes não sabem o risco que correm de ter o objeto clonado, o portal, Olhar Digital, elaborou cinco dicas que devem ser usadas no cotidiano. Confira:
1. Senha
A senha do cartão só pode ser pedida no caixa eletrônico ou maquininhas de cartões, por isso, se um site além do seu banco pedir a PIN, desconfie. Além disso, cubra com a sua mão o teclado na hora de digitar a senha, principalmente em caixas eletrônicos, pois o equipamento pode ter sido adulterado e uma câmera pode estar escondida.
2. Segurança na internet
Ao realizar compras pela internet, verifique se o site possui uma certificação de segurança, que é o cadeado de segurança ou HTTPS. Além disso, faça compra somente em lojas de confiança e confira se a página é a original.
3. Caixas eletrônicos
Evite usar o seu cartão em locais de risco, como os caixas eletrônicos da rua e de espaços públicos menos controlados, pois esses equipamentos podem ser facilmente adulterados. Caso você perceba algo errado com a máquina, como a tampa frontal solta, evite colocar o cartão, já que os criminosos podem ter instalado um skimmer, também conhecido como chupa-cabra, para roubar os dados dos usuários.
4. Acessar conta bancária
Evite acessar sua conta bancária, tanto no site, quanto via aplicativo, em dispositivos público e de terceiros, ou então quando estiver conectado a uma rede de Wi-Fi pública.
5. Controle
Verifique a fatura do cartão regularmente e, caso haja uma transação indevida, comunique o seu banco imediatamente. Também é uma opção ativar serviços de SMS oferecidos pelo banco que avisam sobre qualquer movimentação realizada com o seu cartão. (Foto reprodução: Fotos Públicas)

Comentários