Pular para o conteúdo principal

ALRN PI 011818 28 03 24

ALRN PI  011818   28 03 24

Radio Conexão Mato Grande Play

GOVERNO DO RN

GOVERNO DO RN

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616




SINTE-RN: Trabalhadores em educação da Rede Estadual de João Câmara, entram em greve por tempo indeterminado.


Os trabalhadores em educação da Rede Estadual de João Câmara decidiram entrar em greve, por tempo indeterminado, na noite desta sexta-feira (23). A deflagração aconteceu em assembleia da categoria, que aconteceu na escola estadual Antonio Gomes, participaram da assembleia professores, funcionários e profissionais aposentados.

A principal reivindicação dos profissionais da educação estadual é o pagamento da correção de 6,81% do Piso Salarial 2018, que até o momento não aconteceu. Os trabalhadores não aceitaram nenhuma das propostas apresentadas pelo governo para implementar o Piso.

GOVERNO NÃO APRESENTOU PROPOSTA QUE RESPEITE A LEI DO PISO

O governo não apresentou nenhuma proposta que chegasse ao patamar mínimo do que diz a Lei do Piso Nacional Salarial. Primeiro propôs parcelar o Piso em 5 parcelas, de julho a novembro, sem citar o pagamento do retroativo. A categoria avaliou, em assembleia dia 16 de março, e não aceitou. Depois o Executivo disse que iria pagar a correção salarial em abril, apenas para ativos, e iria dividir em 6 parcelas o pagamento para os aposentados, isso mais uma vez sem falar em retroativo.

CORREÇÃO DO PISO NÃO É O ÚNICO MOTIVO DA GREVE

Além da correção do Piso, os profissionais da educação do Estado também reivindicam melhorias nas condições de trabalho e o pagamento de direitos que vêm sendo negados: “As escolas estão em estado de calamidade. Faltam materiais, professores… isso sem falar nos direitos que o governo não vem concedendo aos trabalhadores. Portanto, é greve. Não resta outra alternativa”, afirmou o coordenador geral do SINTE/RN, professor José Teixeira. 

Diretores, professores e alunos fizeram uso da fala e relataram o estado de calamidade em se encontra algumas escola de tempo integral em João Câmara, desde falta de água, paredes dando choque, gambiarras nas instalações elétricas e hidráulicas, como também falta de espaço para o lazer dos alunos.

Escolas mencionadas:

Escola Estadual Francisco de Assis Bittencourt.
Escola Estadual Marluce Lucas.
Escola Estadual Antonio Gomes.
Escola Estadual José da Penha.

A assembleia também aprovou os seguintes encaminhamentos:

Os professores devem retornar nesta segunda-feira (26) as escolas para conversar com alunos e pais sobre a deflagração da greve;

Mobilização na Praça Baixa Verde nesta segunda feira(26), as 8hrs da manhã.

Comentários