Pular para o conteúdo principal

ALRN PI 011818 28 03 24

ALRN PI  011818   28 03 24

Radio Conexão Mato Grande Play

GOVERNO DO RN

GOVERNO DO RN

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Audiência Pública discute soluções para o processo de erosão em Ponta Negra


Principal cartão postal de Natal, a praia de Ponta Negra enfrenta há alguns anos um processo de erosão costeira e diminuição de sua faixa de areia, o que afeta diretamente a qualidade de vida de seus moradores/frequentadores, a paisagem da cidade e toda a atividade turística, de comércio e lazer. No intuito de discutir sobre o problema, a Assembleia Legislativa do RN sedia Audiência Pública na próxima quarta-feira (04), às 14h.

Com cerca de 4 km de extensão e considerada "Área Especial de Interesse Turístico", Ponta Negra vive hoje a expectativa para a resolução do seu problema ambiental e do consequente impacto econômico que tal ação incide na capital do Estado. Por isso, faz-se necessário o estudo dos agentes que atuam no processo de erosão e que a busca por soluções seja pautada em fundamentos científicos e, também, na realidade local. 


Uma das soluções apontadas pelo município prevê a total interdição da praia de Ponta Negra – que inclui o trecho entre um dos maiores hotéis da região e segue até o Morro do Careca – por um período não inferior a seis meses, provavelmente a partir de setembro deste ano até o mês de março de 2021, abarcando toda a alta estação turística. Os questionamentos que surgem a partir da medida são muitos: tal obra de engorda vai solucionar os problemas da praia de Ponta Negra? Como isso vai afetar a vida da população? Como sobreviverão pescadores e proprietários de quiosques, hotéis, lojas e restaurantes durante a interdição? Qual impacto para o turismo em Natal, para o meio ambiente e para o desenvolvimento econômico da cidade e do Estado? 

Para debater essas e outras relevantes questões, participam do encontro representantes do Ministério Público, Instituto de Defesa do Meio Ambiente (IDEMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Secretaria Municipal de Obras Públicas (SEMOP), Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (SEMURB), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), além de membros da associação dos moradores de Ponta Negra, entidades envolvidas com o turismo e comerciantes. 

SERVIÇO
Audiência Pública – "Soluções para o processo de erosão da praia de Ponta Negra – Enrocamento e Aterro Hidráulico (engorda) e Adequação ao Sistema de Drenagem"
Data: 04 de Março de 2020 (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório Cortez Pereira (Plenarinho) – ALRN

Comentários