Pular para o conteúdo principal

Radio Conexão Mato Grande Play

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


A política do pão e circo, A compra de votos ganhou várias versões lícita, políticos escalam o poder nas costas do povo menos esclarecidos


Panem et circenses, que significa a política do pão e circo é uma frase do humorista e poeta Juvenal que viveu por volta de 100 anos d.C. A referida frase faz parte de uma sátira, na qual o autor crítica de forma veemente a falta de informação do povo romano que não se interessava por política, mas apenas em ter comida na mesa e diversão.
Em Roma, assim como acontece nos dias de hoje, as pessoas mais pobres viviam amontoadas e sem vida digna nas periferias. Para evitar que acontecesse um levante por parte dessa população mais carente, os imperadores encontraram uma forma paliativa, mas muito eficaz de calar a voz dos oprimidos. Ofereciam os cereais necessários para matar a fome e realizavam eventos em grandes arenas para o divertimento de todos. Assim, seguiam satisfeitos, sem reclamarem da sorte, ou da falta dela.
O que mudou?!
O povo continua mendigando as sobras dos pratos de prata dos poderosos e se dá por satisfeito com um auxílio de emergência, com uma bolsa disso, ou uma bolsa daquilo. Cala o povo diante do mísero "pão" que lhes é oferecido e ri das palhaçadas dos que dizem nos representar.
E daí, né ?
Muitos políticos escalam o poder subindo nas costas dos que possuem menos instrução, menos oportunidades e que recebem cada vez menos investimentos na sua educação.  A compra de votos ganhou várias versões lícitas, tudo dentro da lei. A lei feita por políticos e que quase sempre desfavorece os que já são desfavorecidos, desvalidos, necessitados, ou simplesmente, pobres!
Estamos em mais um ano eleitoral e chegará em nossas casas batendo palmas para entrar, alguns dos que passaram quatro anos sem nos procurar e sem fazer nada para que as coisas melhorassem. Vão mentir, vão prometer e vão enganar muita gente de novo, mas quero dizer uma verdade: só consegue escalar o topo do poder político quem recebe o aplauso do povo.
É hora de parar de bater palmas para os que estão nos picadeiros, pois se você olhar bem para os lados, verá que a arquibancada é composta da grande maioria, daqueles que decidem se a piada tem graça, ou não merece um sorriso.
Nildinha Freitas

Comentários