Pular para o conteúdo principal

Radio Conexão Mato Grande Play

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


VÍDEO: Dubai cria tempestades artificiais com a ajuda de drones para amenizar calor de 50°


Para conter o forte calor em Dubai, com temperatu9ras que chegam à 50°, as autoridades dos Emirados Árabes Unidos estão investindo em tempestades artificiais. Desde o começo do ano, o Centro Nacional de Meteorologia (NCM) do país já induziu a ocorrência de 126 chuvas com a ajuda de drones.

O método para estimular artificialmente as precipitações é chamado de semeadura de nuvens. Centenas de drones são guiados até grandes altitudes e para liberar descargas elétricas, que fazem com que as nuvens se aglutinem e criem chuva, segundo a revista Newsweek.

Os Emirados Árabes Unidos são um dos países mais áridos do planeta. Em Dubai, a média de chuva por ano não passa de 10 centímetros. Com a técnica empregada, foram registrados temporais em todo o país durante o mês de julho, segundo a NCM.

O uso de drones para estimular artificialmente as chuvas é resultado de investimentos da ordem de US $ 15 milhões. O governo dos Emirados Árabes Unidos iniciou a aplicação desses recursos em 2017, de acordo com a Newsweek.

Com o sucesso da técnica, tanto o NCM quanto a polícia do país tiveram que emitir alertas aos moradores. As autoridades pediram para os motoristas terem cuidado na direção e cautela devido a má visibilidade.

Confira o vídeo abaixo:

O Globo

Comentários