Pular para o conteúdo principal

Radio Conexão Mato Grande Play

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Justiça Eleitoral será ‘firme e implacável’ contra fake news, diz Moraes em posse

Em discurso de posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes ressaltou a importância das urnas eletrônicas e frisou que a Justiça Eleitoral será firme no combate à desinformação nas eleições deste ano. Ao falar sobre as urnas, Moraes foi aplaudido de pé.

“A intervenção da Justiça Eleitoral será mínima, mas será célere, firme e implacável no sentido de coibir práticas abusivas ou divulgação de notícias falsas ou fraudulentas, principalmente daquelas escondidas no covarde anonimato das redes sociais, as famosas ‘fake news’. Assim atuará a Justiça Eleitoral para garantir o regime democrático e a vontade popular”, ressaltou.

Durante sua falar, Moraes frisou que a Justiça Eleitoral teve que lutar ao longo de sua história “contra forças que não acreditaram no estado democrático de direito”, e queriam impedir o uso das urnas eletrônicas para continuar desvirtuando votos. “A Justiça Eleitoral, com coragem, encerrou essa fase nefasta da democracia brasileira”, disse, referindo-se ao início do uso das urnas eletrônicas no país.

“Somos uma das maiores democracias em termos de voto popular. Mas somos a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional”, disse Moraes.

Moraes afirmou que o TSE vem continuamente aperfeiçoamento o processo eleitoral, com o objetivo de “garantir total segurança e transparência ao eleitorado”. O ministro exaltou, ainda, o fato de que no Brasil o eleitorado consegue saber o resultado das eleições no dia da votação, e ressaltou que a população tem confiança no sistema.

“A democracia existe para garantir a todos os brasileiros a possibilidade de periodicamente escolherem seus representantes. A Justiça Eleitoral existe para garantir que o exercício da democracia seja realizado de maneira segura, confiável e transparente”, disse. Para o presidente do TSE, a cerimônia “simboliza o respeito pelas instituições como o único caminho de crescimento e fortalecimento da República”, disse Moraes.

R7

Comentários