Pular para o conteúdo principal

ALRN PI 011818 28 03 24

ALRN PI  011818   28 03 24

Radio Conexão Mato Grande Play

GOVERNO DO RN

GOVERNO DO RN

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Justiça na Praça: TJRN realiza edição especial com 80 casamentos comunitário em Extremoz


Oitenta casais participaram, na sexta feira (12/8), de um casamento comunitário, na comarca de Extremoz, numa cerimônia integrante de uma edição especial do Programa "Justiça na Praça", do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. A iniciativa ocorreu no ginásio poliesportivo Estrela do Mar e foi, mais uma vez, coordenada pelo Núcleo de Ações e Projetos Socioambientais (NAPS) do  TJRN, com a parceria da prefeitura e de cartórios extrajudiciais.


De acordo com o NAPS, sob a coordenação geral da vice-presidente do TJRN, desembargadora Maria Zeneide Bezerra, a iniciativa aconteceria há dois meses, mas foi cancelada devido à retomada de novos casos da pandemia da Covid-19.


Segundo o Núcleo, para garantir a vaga, o casal interessado teve que comparecer ao cartório único do município com os documentos necessários, em um processo de cadastramento que levou mais de quatro meses.


"Tivemos que passar pela pandemia, que desestruturou muitas famílias. E hoje estamos aqui celebrando o início de várias famílias", enfatiza o juiz Diego Dantas, da comarca e que presidiu a cerimônia do "Sim" coletivo.

 

A prefeita Jussara Sales participou da cerimônia de oficialização das uniões civis dessas dezenas de casais.


"Momento de congregação e consolidação da família e os nubentes também tomam conhecimento dos direitos e deveres presentes no Código Civil", pontuou o magistrado, pouco antes da  celebração da solenidade coletiva, gratuita para aqueles que ganham até dois salários mínimos.

 

Casais


Um momento que, para alguns noivos, já fazia parte de um planejamento, "acelerado" por fatores religiosos. Caso do montador de móveis, Edmilson domingos, 61 anos, e da dona de casa Márcia Baracho.


"Não tínhamos formalizado, ainda, por motivos financeiros. Mas decidimos, também, por motivo religioso, porque temos que oficializar perante Deus e os homens", comentam.


Contudo, para outros, não havia essa intenção. Até tomarem conhecimento da solenidade coletiva. Caso esse o de Antônio Ribeiro e Jéssica Kaliane, juntos há 17 anos.


"Não tínhamos pensado em casamento (no cartório). Mas decidimos aproveitar a oportunidade", disseram. O casal foi um dos que protagonizaram o momento do "beijo", dado ao mesmo tempo por todos os nubentes, um dos pontos altos da cerimônia e que fica registrado nas redes sociais de familiares e participantes, bem como nos canais de Comunicação do Tribunal de Justiça (TJRN).

Comentários