Pular para o conteúdo principal

Radio Conexão Mato Grande Play

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Governadora Fátima Bezerra participa da posse de Ricardo Lewandowski como ministro da Justiça


A governadora Fátima Bezerra participa em Brasília, na manhã desta quinta-feira 1º, da transmissão de cargo e posse do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, como ministro da Justiça e Segurança Púbica, em substituição ao ex-ministro Flávio Dino, que também assumirá cargo de Ministro no STF.

O ministro Ricardo Lewandowski afirmou que está muito honrado por ter sido nomeado pelo presidente da República para exercer o cargo de ministro da Justiça e da Segurança Pública. “É uma responsabilidade enorme. Este é um ministério que cresceu imensamente em termos de competências e atribuições. Estou muito otimista em relação ao Brasil”, ressaltou.

“Temos um desafio, que é uma preocupação do cidadão comum, hoje, que é o desafio com a segurança. O crime organizado afeta não apenas as classes mais abastadas, mas, também, o cidadão mais simples, o cidadão comum, o trabalhador”, salientou.

De acordo com ele, essa é uma pauta que precisa ser enfrentada, e que vem sendo enfrentada com muita competência, com muito êxito, e haveremos de dar especial precedência para essa questão. “Quero dizer àqueles que permanecem na função e aos novos, que se incorporam ao Ministério que, sem dúvida nenhuma, vamos vencer os desafios juntos”, definiu Ricardo Lewandowski.
Fátima na cerimônia de posse de Lewandowski

A governadora Fátima Bezerra participou da cerimônia e reafirmou o apoio ao novo ministro. “Hoje é um dia muito importante. Parabenizamos o ministro Flávio Guilherme pelo competente trabalho que fez e foi um parceiro muito importante do governo do estado, do Rio Grande do Norte. Trouxemos aqui o nosso abraço ao novo ministro afirmando e reafirmando toda a nossa disposição, não só enquanto governadora do estado, mas agora também na condição de presidenta do Consórcio Nordeste de fortalecer cada vez mais esses laços e a parceria com o Ministério da Justiça”, disse a governadora.
Na ocasião, Fátima Bezerra ressaltou a importância da parceria com o Governo Federal para caminhar cada vez mais no enfrentamento à criminalidade e diminuir os índices de violência.

“Para além dos esforços que temos feito de investimentos na área de segurança pública, nosso Estado teve avanço na realização de concursos, na reposição gradativa do efetivo, nos investimentos da renovação da frota, das instalações de trabalho, mas algo muito importante que se mostrou muito eficaz foi a integração das nossas forças de segurança no plano local, a integração com as forças de segurança no plano regional e a integração com as forças de segurança no plano nacional. Isso, inclusive, explica por que nós estamos hoje no topo do ranking na redução de mortes violentas”, destacou.

Redução de mortes violentas em 2023 no RN

Com a consolidação de dados de Mortes Violentas Intencionais (MVI) de todo o Brasil em 2023, o Rio Grande do Norte foi o estado que mais reduziu o número de crimes contra a vida no comparativo com o ano de 2022.

Dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MSJP) nesta quarta-feira (31), apontam que o RN, ao final de 2023, reduziu 190 Mortes Violentas Intencionais (MVI) em comparação ao ano anterior, o que representa uma redução de 15,63%, a maior diminuição do Brasil.

Hoje, o Rio Grande do Norte aparece como o primeiro da lista que mais conseguiu reduzir os chamados crimes.

Agora RN

Comentários