O Rio Grande do Norte alcançou destaque nacional na redução da violência, sendo o segundo estado do Brasil e o primeiro do Nordeste com maior queda nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs) entre 2017 e 2024. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta quinta-feira (24), o estado registrou uma redução de 64,6% nos casos, atrás apenas do Acre (-66,3%). Sergipe completa o ranking dos três estados com melhores resultados (-59,1%).
A queda nas MVIs também impactou diretamente a taxa de mortalidade. Em 2017, o Rio Grande do Norte registrava 70,1 mortes violentas por 100 mil habitantes. Em 2024, esse número caiu para 24,2, representando uma redução de 65,5%, novamente a segunda maior do país e a maior entre os estados nordestinos. No sentido oposto, estados como Mato Grosso (+8,5%), Piauí (+4,9%) e Maranhão (+3,4%) apresentaram aumento nas mortes violentas, com crescimento também na taxa de mortalidade no Piauí (+2%) e Maranhão (+1,7%).
As Mortes Violentas Intencionais (MVIs) são compostas por cinco categorias principais: homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial. O desempenho do Rio Grande do Norte é reflexo de políticas públicas de segurança e articulação institucional, consolidando o estado como referência na redução da violência no país.