Pular para o conteúdo principal

RN é pioneiro no Brasil na produção de combustível sustentável de aviação


O Rio Grande do Norte reafirma seu protagonismo na pauta da descarbonização com uma inovação pioneira no setor aéreo. Pesquisadores do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), com sede em Natal, desenvolveram um combustível sustentável para aviação (SAF) a partir de glicerina, subproduto da indústria de biodiesel.

Coordenado pela pesquisadora Fabíola Correia, o projeto resultou na primeira planta-piloto de produção de SAF no Brasil, entregue em 2023. As pesquisas foram realizadas no Laboratório de Hidrogênio e Combustíveis Avançados (H2CA), inaugurado por meio de parceria com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.

O uso da glicerina como matéria-prima tem foco na economia circular, transformando um resíduo de baixo valor em um produto de alto desempenho e relevância ambiental. A iniciativa coloca o estado na vanguarda da transição energética e da inovação em combustíveis limpos.

Com o avanço do projeto, o nível de maturidade tecnológica (TRL) da solução subiu de 4 para 6/7, aproximando a pesquisa da aplicação industrial. O SAF é uma das apostas globais para reduzir as emissões da aviação, um dos setores mais desafiadores na corrida contra as mudanças climáticas.

A iniciativa potiguar reforça o papel do RN como referência nacional em soluções sustentáveis, não apenas em energias renováveis, mas agora também na aviação limpa.

Via TN

Comentários

Lapac Saúde João Câmara

Lapac Saúde João Câmara
3262-3478 - 99401-7616*

R.CRUZ Assessoria Contábil

R.CRUZ Assessoria Contábil
(84) 3262-4059 - (84) 99417-1619