Um bebê recém-nascido e prematuro de 5 meses, que havia sido declarado natimorto na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco (AC), surpreendeu familiares ao ser encontrado vivo durante o próprio velório, na capital acreana. O incidente ocorreu cerca de 12 horas após o bebê ter recebido o atestado de óbito. Uma funerária particular chegou a buscar o corpo na unidade de saúde para o sepultamento, mas uma parente da criança pediu para abrir o caixão e se deparou com o bebê chorando.
Após o susto, o recém-nascido foi rapidamente levado de volta à maternidade, onde permanece internado em estado grave, porém clinicamente estável, na UTI neonatal. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), “todos os protocolos de reanimação foram rigorosamente seguidos”, mas o bebê só voltou a apresentar sinais vitais já fora da unidade. Ele está intubado, sob ventilação mecânica e monitorado em tempo integral pela equipe médica, com sinais dentro da normalidade para a idade gestacional.
Os pais da criança são do município de Pauiní, interior do Amazonas, e buscaram atendimento no Acre para realizar o parto prematuro. O Ministério Público do Acre (MP-AC) já pediu informações à secretaria estadual e à maternidade e acompanha o caso para garantir apuração das circunstâncias e adoção das medidas necessárias.
A Polícia Civil esteve na maternidade para cumprir mandados de busca e apreensão, investigando a conduta da equipe e as circunstâncias do ocorrido. A Sesacre, em nota oficial, informou ter iniciado apuração interna e reafirmou seu compromisso com a ética, transparência e apoio à família neste momento delicado.
Com informações do UOL