ALRN fev 25

RN 084556

RN 084556

Torreão FM

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Bebê prematuro dado como morto é retirado do próprio velório com vida no Acre após família ouvir choro


Um bebê recém-nascido e prematuro de 5 meses, que havia sido declarado natimorto na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco (AC), surpreendeu familiares ao ser encontrado vivo durante o próprio velório, na capital acreana. O incidente ocorreu cerca de 12 horas após o bebê ter recebido o atestado de óbito. Uma funerária particular chegou a buscar o corpo na unidade de saúde para o sepultamento, mas uma parente da criança pediu para abrir o caixão e se deparou com o bebê chorando.

Após o susto, o recém-nascido foi rapidamente levado de volta à maternidade, onde permanece internado em estado grave, porém clinicamente estável, na UTI neonatal. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), “todos os protocolos de reanimação foram rigorosamente seguidos”, mas o bebê só voltou a apresentar sinais vitais já fora da unidade. Ele está intubado, sob ventilação mecânica e monitorado em tempo integral pela equipe médica, com sinais dentro da normalidade para a idade gestacional.

Os pais da criança são do município de Pauiní, interior do Amazonas, e buscaram atendimento no Acre para realizar o parto prematuro. O Ministério Público do Acre (MP-AC) já pediu informações à secretaria estadual e à maternidade e acompanha o caso para garantir apuração das circunstâncias e adoção das medidas necessárias.

A Polícia Civil esteve na maternidade para cumprir mandados de busca e apreensão, investigando a conduta da equipe e as circunstâncias do ocorrido. A Sesacre, em nota oficial, informou ter iniciado apuração interna e reafirmou seu compromisso com a ética, transparência e apoio à família neste momento delicado.

Com informações do UOL

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478  -   99401-7616
Lapac Saúde/beleza Laboratório de Análises Clínicas e Clínica Médica que atua em João Câmara, no Potengi e RN. Conforto, tecnologia e atendimento humanizado.

Maior Programa de Acesso à Água do RN