O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem afirmado em diversos eventos recentes que sua saúde será o principal fator a ser reavaliado antes de decidir uma candidatura à reeleição em 2026. Caso vença o pleito, Lula tomará posse em 5 de janeiro de 2027 com 81 anos, dois meses e nove dias — tornando-se o presidente mais velho da história do Brasil a assumir o cargo.
Mesmo em caso de derrota, o recorde permaneceria com Lula, já que os prováveis adversários apontados pelas pesquisas são bem mais jovens. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teria 52 anos na posse; Michelle Bolsonaro (PL) e Ratinho Júnior (PSD), 45 anos; e Ronaldo Caiado (União Brasil) teria 77 anos, aproximando-se apenas da idade do atual presidente.
No cenário continental, apenas três líderes ultrapassaram os 80 anos ao assumirem o poder nas Américas:
-
Miguel Manuel Sanclemente – Colômbia (1898), 83 anos
-
Cournelius Alvin Smith – Bahamas (2019), 82 anos
-
Raúl Castro – Cuba (2013), 81 anos
Lula também ressaltou recentemente a proximidade de idade com Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos e o mais velho a assumir o comando do país. Ao relatar sua primeira conversa com o líder americano, brincou que, por ser alguns meses mais velho, teria “autoridade para falar mais grosso”.