O Rio Grande do Norte consolidou novas ações para impulsionar o setor de energias renováveis durante a Brazil Windpower, maior evento de energia eólica da América Latina, realizado até esta quinta-feira (30), em São Paulo. Líder nacional na geração eólica, responsável por 32% da produção do país, o estado ampliou parcerias estratégicas com foco na expansão da eólica offshore, inovação tecnológica e qualificação profissional.
Na abertura do evento, a governadora Fátima Bezerra destacou o protagonismo do RN na economia de baixo carbono e participou da assinatura da Carta de Coalizão dos Projetos-Piloto de Eólicas Offshore no Brasil, ao lado dos governos do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro e da ABEEólica. A iniciativa reúne três projetos-piloto no país, incluindo uma plataforma fixa no Porto de Areia Branca (RN), e busca acelerar estudos e licenciamento federal.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Alan Silveira, ressaltou que o movimento fortalece a captação de investimentos e abre portas para novos empreendimentos, como o porto indústria verde.
O evento também marcou a assinatura de um termo de cooperação entre o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis e a Codern para instalação de uma base tecnológica em Areia Branca. O projeto, considerado pioneiro no Brasil, dará suporte à formação profissional e à pesquisa aplicada ao setor offshore, com previsão de fornecer energia renovável ao Porto-Ilha após a implantação da planta-piloto.
com informações da TN