
Na manhã desta sexta-feira (28), a Comissão de Saúde da ALRN realizou uma inspeção no Hospital Geral Dr. João Machado, no Tirol, após denúncias de queda de energia e falta d’água na unidade. A comissão foi representada pela sua presidente, deputada Cristiane Dantas (SDD), e pela parlamentar Terezinha Maia (PL). A visita reuniu a direção do hospital, técnicos e representantes da Sesap.
Estima-se que o hospital atenda hoje cerca de 170 pacientes, não apenas nas áreas de saúde mental, mas também em serviços vasculares e cardiológicos de todo o estado.
“Como Comissão de Saúde, revemos o dever de fiscalizar, principalmente diante da notícia de queda de energia e desabastecimento de água”, justificou a presidente da comissão.
De acordo com o diretor técnico da unidade, Denis Daniel, a recente sobrecarga elétrica, resultado do aumento da demanda de pacientes, causou curto-circuito e interrupção do fornecimento de energia, o que motivou a falta de água por cerca de uma hora. Apesar do incidente, a UTI e a clínica médica não foram afetadas. “A energia foi regularizada em menos de 24h”, disse ele.
A direção médica revelou que há um projeto de reestruturação elétrica orçado em R$ 1,2 milhão, previsto para garantir a estabilidade energética da unidade.
“Está tudo pronto. No entanto, faltam recursos para viabilizar a obra”, lamentou Juan Adrísio, psiquiatra e diretor médico.
A Sesap afirma que, considerando os quase 70 anos de existência do hospital, outras reformas já estão em curso. “Como melhorias na rede de gás, no setor de nutrição e na ala de saúde mental”, afirmou a secretária adjunta da Sesap, Leidiane Queiroz.
Participou ainda da reunião o diretor-geral, Josadaque Pires, que relatou outro problema recorrente: a escassez de insumos básicos, como toucas, aventais e máscaras, essenciais ao funcionamento seguro da unidade. Segundo Pires, não há material suficiente no momento, mas há expectativa de que a empresa responsável entregue os insumos até a próxima segunda-feira (1).
Durante a visita, a deputada Terezinha Maia ainda questionou o déficit de pessoal e o atraso no pagamento de salários, fatores que afetam diretamente a qualidade do atendimento e a atenção aos pacientes internados. A falta de insumos e equipamentos, como tomógrafo, foi outro ponto de cobrança da comissão da ALRN.
“A boa notícia que recebemos é que o tomógrafo alugado destinado ao hospital Walfredo Gurgel chegará hoje à unidade e deve ser instalado até a próxima terça-feira para entrar em funcionamento”, afirmou Cristiane Dantas.
As parlamentares, os diretores e a equipe da Sesap percorreram vários setores da unidade para verificar de perto as condições estruturais, a disponibilidade de insumos e a regularidade da medicação para os atendimentos. A direção assegura que, no momento, não há desabastecimento de medicamentos essenciais para os tratamentos oferecidos.
Ao final, a comissão reforçou a necessidade de priorizar a liberação de recursos ainda este ano para a reestruturação elétrica, bem como a reposição contínua de insumos críticos.
“Há recursos federais da ordem de R$ 163 milhões que serão inutilizados se não forem aplicados ainda em 2025”, reforçou Cristiane Dantas.
A expectativa é que, com o comprometimento do corpo diretor da unidade e o engajamento da Sesap, junto à atuação parlamentar, a busca pelas reformas necessárias e abastecimentos não cesse, sob a vigilância rigorosa da ALRN.
Comentários
Postar um comentário