O ministro André Mendonça foi escolhido nesta quinta-feira (12) como novo relator do inquérito que apura supostas fraudes envolvendo o Banco Master no Supremo Tribunal Federal (STF).
A redistribuição ocorreu após o ministro Dias Toffoli pedir para deixar a relatoria do caso. A decisão veio depois de a Polícia Federal informar ao presidente da Corte, Edson Fachin, que há menções a Toffoli em mensagens encontradas no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. O conteúdo está sob segredo de Justiça.
A partir de agora, Mendonça conduzirá os próximos passos da investigação. Ele também já é relator do inquérito que trata de descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Em nota oficial, os ministros do STF manifestaram apoio a Toffoli, afirmando não haver motivos para suspeição ou impedimento. Segundo a Corte, a saída ocorreu a pedido do próprio ministro, considerando os interesses institucionais e a livre redistribuição do processo.
Toffoli vinha sendo alvo de críticas após reportagens apontarem que a PF teria identificado possíveis irregularidades em um fundo ligado ao Banco Master, que adquiriu participação no resort Tayayá, no Paraná, empreendimento do qual o ministro é sócio. Em nota, Toffoli afirmou que não recebeu qualquer valor de Daniel Vorcaro.
Com informação da Agencia Brasil
Comentários
Postar um comentário