Os Estados Unidos anunciaram neste domingo que vão bloquear o Estreito de Ormuz a partir das 11h (horário de Brasília) de segunda-feira (13).
Apesar de já ter sido restringido pelo Irã, o estreito não está tecnicamente fechado – Teerã tem permitido gradualmente a passagem de alguns petroleiros em troca de um pedágio de até 2 milhões de dólares por navio. E, principalmente, o Irã tem permitido que o seu próprio petróleo entre e saia da região durante a guerra.
Ao fechar o estreito, os Estados Unidos podem cortar uma fonte fundamental de financiamento para o governo e para as operações militares do Irã.
“O bloqueio será aplicado imediatamente contra embarcações de todas as nações que entrarem ou saírem de portos e áreas costeiras iranianas, incluindo todos os portos iranianos no Golfo Pérsico e no Golfo de Omã”, disse o Comando Central dos Estados Unidos, em uma publicação no X.
CNN
Comentários
Postar um comentário