Pular para o conteúdo principal

ALRN PI 011818 28 03 24

ALRN PI  011818   28 03 24

Radio Conexão Mato Grande Play

GOVERNO DO RN

GOVERNO DO RN

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Brasil tem 43 shoppings reabertos e Riachuelo vai reabrir 6 lojas em RS, SC e MG

Caxias Shopping – Wikipédia, a enciclopédia livre
O relaxamento das medidas de isolamento social em várias regiões do Brasil já se reflete no setor de varejo. Na última quarta-feira, 22, o setor contabilizava 43 shopping centers reabertos em 19 cidades. Até semana passada, todos os 577 centros de compras do País permaneciam fechados. 
A mudança se dá por conta da suspensão de parte dos decretos publicados por prefeituras e governos estaduais proibindo o funcionamento do comércio a fim de reduzir a circulação de pessoas e a transmissão do coronavírus nas últimas semanas.
“O cenário está mudando rapidamente”, relata o presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai. “Ainda há muita confusão e incerteza porque a suspensão dos decretos não acontece de maneira organizada. Em cada região é uma realidade”, explica.
O presidente da Abrasce estima que, em maio, a maioria ou todos os shoppings já estejam abertos.
A BRMalls, líder do mercado de shopping centers no País, reabriu 2 das 31 unidades de sua rede, acompanhando a suspensão dos decretos que proibiam o funcionamento durante a pandemia em Campo Grande (MS) e Caxias do Sul (RS). Mas, nas outras praças, o clima ainda é de incerteza. “Não faremos nenhuma reabertura sem estarmos alinhados com as determinações de prefeituras e governos estaduais. Então, infelizmente, não temos como precisar quando será a continuação dessa reabertura. Depende do poder público”, afirma a diretora comercial da BRMalls, Jini Nogueira.
A grande expectativa dos comerciantes é voltar a atender o público antes do Dia das Mães, no fim de semana de 10 de maio. Na quarta, a Federação das Associações Comerciais do Estado São Paulo (Facesp) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) divulgaram comunicado em que pedem para que o comércio seja parcialmente reaberto a partir do dia 1.º de maio. Na semana passada, o governador, João Doria (PSDB), anunciou que só a partir de 11 de maio será feito o relaxamento da quarentena no Estado.
Nos shoppings reabertos, o funcionamento segue regras específicas dos decretos locais, como funcionamento em horário reduzido (entre 12h e 20h), praça de alimentação com menos mesas, e fechamento dos cinemas por enquanto. “As pessoas foram aos shoppings que reabriram. Temos tido relatos de que o movimento é positivo. É um fluxo bem menor que o normal, como esperado, mas positivo”, disse Humai.
Varejistas
A varejista Riachuelo anunciou que vai reabrir seis lojas no Rio Grande do SulSanta Catarina e Minas Gerais ainda nesta semana. As lojas respondem por 2% das unidades da varejista no País. Segundo a empresa, a abertura, em caráter experimental, só acontecerá em municípios com folga na rede pública de saúde, com vagas em UTIs, respeitando os decretos municipais e estaduais. Além disso, a empresa vai seguir um protocolo de higiene.
O presidente da Renner, Fabio Faccio, diz que a empresa está pronta para implantar um novo modelo operacional para uma reabertura gradual do comércio. No entanto, mesmo em cidades onde as lojas têm sido autorizadas a voltar a funcionar, a Renner continua fechada. “Avaliamos, após os decretos de reabertura, se todos os critérios de saúde estão sendo respeitados para, então, após algum tempo do comércio reaberto, verificarmos se é seguro retomar. Em algumas cidades, creio que em breve poderemos retornar”, conta.
 ESTADÃO CONTEÚDO

Comentários