Pular para o conteúdo principal

Radio Conexão Mato Grande Play

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Teich: Brasil é um dos países que “melhor performa em relação à covid”

O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, disse hoje, em primeira coletiva sobre a atualização da pandemia do coronavírus, que o Brasil é um dos países que “melhor performa em relação à covid”.
“Se você analisar mortos por milhão de pessoas, o número do Brasil é de 8,17. A Alemanha tem 15, a Itália tem 135, Espanha tem 255 e Estados Unidos, 129. O nosso número é um dos melhores”, afirmou o ministro, logo após apresentar um planejamento para melhorar a coleta de dados no país sobre a doença.
“Sabemos muito pouco sobre a doença e quando você sabe muito pouco, o poder de decidir de forma estruturada é difícil. Você faz escolhas que são frágeis. É fundamental que, por mais que a gente foque na covid-19, não podemos esquecer do cuidado das outras pessoas”, afirma.
O Brasil, no entanto, é um dos países que menos tem realizado testes por habitante. Aqui, os exames chegaram a 1,3 mil por um milhão de habitantes, enquanto na Itália é de 25 mil por um milhão de habitantes, Alemanha, 20 mil por milhão de habitante, Espanha, 19 mil por milhão de habitante e Estados Unidos, 13 mil por milhão de habitante.
O ministro citou, ainda, que apesar da subnotificação, os custos de se fazer uma política de isolamento são altos perto da população acometida pelo vírus. “Se a gente imaginar um cenário hipotético, em que digamos que temos 100 vezes mais casos, 4 milhões de infectados. Isso é 2% da população”, disse.
Para ele, é “absolutamente normal um distanciamento social na largada, mas não pode estar desacompanhado de um programa de saída”. Por isso, uma das frentes de trabalho será em desenhar um programa para para permitir que estados e municípios criem políticas de isolamento social.
UOL e Exame

Comentários