Pular para o conteúdo principal

ALRN PI 011818 28 03 24

ALRN PI  011818   28 03 24

Radio Conexão Mato Grande Play

GOVERNO DO RN

GOVERNO DO RN

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Galinhos (RN): Território Turístico Seguro e Sustentável avança no contato com a comunidade

 

O Projeto Galinhos (RN) Território Seguro Sustentável é uma ação inédita que prevê o desenvolvimento de ações para o turismo sustentável como vetor de desenvolvimento do município de Galinhos (RN). Equipes de gestão das Secretarias de Estado dTurismo (Setur), da Saúde Pública (Sesap), do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN) (UFRN) estiveram no município de Galinhos (RN) na quinta-feira (1º), realizando uma visita técnica com o objetivo de dar continuidade às ações do projeto e levantaram condições técnicas de infraestrutura dos equipamentos, recursos hídricos, condições ambientais e de saúde para o município e distritos. A visita técnica contou ainda com o apoio da prefeitura que tem unido esforços junto ao governo para o desenvolvimento do projeto.

Dentro do projeto a Setur visa desenvolver ações da capacitação na comunidade, implementar o turismo de base comunitária, criar novas experiências de roteiros turísticos, ações de empreendedorismo, buscando o fortalecimento das atividades que compõem a cadeia turística, afim de fortalecer o turismo como motor de desenvolvimento econômico local. “É uma alegria ver a união dos diferentes órgãos de governo envolvidos em prol da realização desse projeto. Galinhos é uma preciosidade quase intocada que precisa ser preservada e servir de exemplo para outros territórios”, explica Aninha Costa, secretária de Turismo.  

Mais uma importante etapa do projeto foi iniciada, a visita de secretarias como a Semarh e o Idema são imprescindíveis para solucionar algumas necessidades estratégicas como abastecimento, destino correto para o lixo e saneamento básico. A Semarh/RN realizou um levantamento de vários poços existentes no município e observaram as dificuldades de abastecimento público para o município e alto teor de salinidade. De posse desses dados a Semarh vai estudar as possibilidades para a melhoria da universalização do acesso à água de qualidade para o município.

O Idema  visitou algumas áreas de lixões, percorreram a orla para observar as ocorrência de construções irregulares, e também áreas onde ocorre a erosão natural, visitaram o estuário, o manguezal, a produção salineira, agricultura e pesca para ter um panorama dos impactos ambientais na região. “Foi muito positiva a visita ao município, há muito trabalho a ser feito. Temos uma responsabilidade importante que é levar para Galinhos o Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima que vai agregar ao projeto de território sustentável”, explicou Leon Aguiar, diretor geral do Idema.  

A ação envolve turismo, saúde, desenvolvimento econômico e socioambiental, preparando o município litorâneo com o projeto-piloto para referência de destino turístico seguro e sustentável no Rio Grande do Norte. “Galinhos funciona como um exemplo de município que preza pela qualidade na atenção primária e pela campanha de vacinação contra Covid-19. O diálogo com os munícipes permite o entendimento sobre as dificuldades enfrentadas e a solução de problemas de forma mais célere, intensificando o combate à pandemia e sensibilizando a população sobre a importância em tomar a segunda dose da vacina”,  pontuou a subsecretária Lyane Ramalho.

Comentários