Pular para o conteúdo principal

Radio Conexão Mato Grande Play

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


No Brasil, 40 cidades não tiveram mortes por Covid; três são no RN



Segundo levantamento feito pela CNN, 40 cidades brasileiras não registraram mortes em decorrência da Covid-19 desde o início da pandemia. Esse número representa 0,7% do total de 5.570 municípios do país – ou seja, mortes pela doença foram contabilizadas em cerca de 99,3% do território nacional.

Também de acordo com acompanhamento da CNN, todos os municípios já confirmaram pelo menos uma infecção do coronavírus.

Na região sudeste, apenas os estados de São Paulo e Minas Gerais possuem cidades que ainda não registraram mortes pela doença. Na região paulista, apenas Fernão – que possui cerca de 1.563 habitantes, segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – ainda não contabilizou óbitos em decorrência da Covid-19.

Já Minas Gerais, que é o estado com o maior número de cidades no país (853), também é o estado com o maior número de cidades sem mortes pela doença: 16.

No sul, os três estados ainda possuem território sem mortes por Covid-19. No Rio Grande do Sul, 5 dos 497 municípios ainda não registraram óbitos: Guabiju, Benjamin Constant do Sul, Pedras Altas, André da Rocha e Novo Tiradentes. Em Santa Catarina, são apenas duas cidades: Flor do Sertão e Novo Horizonte. Já no Paraná, apenas Boa Esperança do Iguaçu ainda não contabilizou mortes.

Na região Centro-Oeste do Brasil, apenas quatro cidades ainda não registraram mortes em decorrência da Covid-19. Em Goiás, são os municípios Guarani de Goiás e Sitio D’Abadia, enquanto no Mato Grosso é a cidade de Araguainha e, no Distrito Federal, a região administrativa SIA.

Já no Nordeste, apenas sete cidades não contabilizaram óbitos. Na Paraíba, apenas Riachão do Bacamarte não registrou mortes, enquanto no Piauí são apenas as cidades São Luis do Piauí e Massapê do Piauí. No Rio Grande do Norte, as cidades Bodó, Galinhos e Pedra Preta não registraram mortes, enquanto no Maranhão o município sem óbitos é Santa Filomena do Maranhão.

No Norte, apenas o Tocantins não contabilizou mortes em decorrência da Covid-19. No estado, quatro cidades não registraram óbitos: Crixás do Tocantins, Mateiros, Lavandeira e Taipas do Tocantins.

De acordo com os dados analisados, não é uma questão populacional que define qual cidade registra ou não mortes. Por exemplo, Santa Filomena do Maranhão (MA) tem 7.061 habitantes e não registrou mortes. Já Borá (SP), a menor cidade do Brasil com 805 habitantes segundo o censo de 2010, contabilizou um óbito confirmado em decorrência da Covid-19.

Com informações da CNN Brasil

Comentários