O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que a Polícia Federal colha depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro no prazo de até 10 dias. A decisão faz parte de um inquérito contra o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro, após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Moraes quer que Bolsonaro explique o financiamento da estadia do filho nos Estados Unidos, já que o próprio ex-presidente afirmou ser o responsável por bancá-lo no exterior.
Também devem prestar depoimento o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) — autor da representação que originou a apuração — e Eduardo Bolsonaro, que poderá responder por escrito por estar nos EUA.
O ministro pediu ainda que o Itamaraty informe qual autoridade diplomática pode notificar formalmente Eduardo sobre o inquérito.
Segundo a PGR, Eduardo tem feito declarações públicas e postagens nas redes sociais em tom de intimidação contra membros do STF, da PF e da PGR, além de defender sanções contra essas instituições nos EUA, como reação ao que considera uma “perseguição política”.
Metrópoles