
Apesar de o senador Styvenson Valentim (Podemos) liderar as pesquisas de intenção de voto, nos bastidores cresce a avaliação de que a possível chapa encabeçada por Zenaide Maia (PSD) e com apoio da governadora Fátima Bezerra (PT) é fortemente competitiva para o Senado em 2026.
Styvenson, que tenta a reeleição, tem enfrentado desgaste político nos últimos meses, o que pode comprometer sua popularidade até o pleito. Do outro lado, Zenaide aparece com força em colégios eleitorais estratégicos como Natal, Mossoró e Parnamirim, além de ter boa penetração em diversas regiões do interior.
Com a chancela do governo estadual e do presidente Lula, Fátima deve ser uma aliada de peso no projeto de reeleição de Zenaide. A composição entre as duas pode garantir um palanque robusto e ampliar a vantagem eleitoral, caso a polarização se intensifique.
Se as eleições fossem hoje, Styvenson ainda seria o nome mais forte, mas a conjuntura tende a mudar. E até lá, como dizem os próprios articuladores políticos: “tem muita água pra rolar”.
Por Robson Pires