Em assembleia realizada na tarde da última quarta-feira (09), os professores e professoras da rede municipal de ensino de Bento Fernandes decidiram aceitar a proposta apresentada pelo prefeito Berginho, que prevê um reajuste salarial de 3% para a categoria.
A decisão veio após audiência entre a direção do sindicato e a gestão municipal. Apesar de não atender ao percentual definido para o Piso Nacional do Magistério deste ano — que é de 6,27% —, a proposta foi aprovada com o entendimento de que a mesa de negociação permanecerá aberta para novos diálogos entre o sindicato e a prefeitura.
A categoria, no entanto, enfatiza que o reajuste está longe de compensar o acúmulo de perdas salariais, já que desde 2020 os professores de Bento Fernandes não têm recebido os devidos reajustes anuais previstos em lei.
Com relação aos demais funcionários e funcionárias da educação, a situação ainda está em análise. Embora o plano de cargos e salários tenha sido aprovado, os servidores não foram enquadrados. Segundo a gestão municipal, está sendo feito um estudo de impacto financeiro para avaliar as possibilidades de implantação.
O sindicato segue acompanhando o caso e cobrando a valorização dos trabalhadores da educação no município.
SINTE-RN Regional João Câmara