quarta-feira, 9 de julho de 2025

TRE-RN cassa mandato de vereador por fraude à cota de gênero em Bento Fernandes


Bento Fernandes — Na sessão plenária da última terça-feira (8), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) decidiu, por unanimidade, cassar o mandato do vereador “Deca do Sindicato”, eleito pela Federação PSOL/REDE nas eleições de 2024. A decisão atendeu ao recurso da coligação “O Trabalho não pode parar Bento Fernandes/RN”, que denunciou fraude à cota de gênero na composição da chapa proporcional do PSOL no município.

A acusação aponta que as candidaturas de Francisca Wisliany Pereira e Mariane Galdino de Lima foram simuladas apenas para cumprir o percentual mínimo de 30% exigido por lei. Ambas tiveram votação inexpressiva — 4 e 8 votos, respectivamente — e receberam quase R$ 9 mil cada do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), sem realizar campanha efetiva. As duas seriam funcionárias do então presidente do partido e candidato a prefeito.

O relator do processo, juiz Daniel Maia, baseou seu voto na Súmula 73 do TSE, que trata diretamente da caracterização de fraude à cota de gênero. Com base no conjunto probatório apresentado, a Corte declarou a nulidade dos votos do PSOL em Bento Fernandes, cassou todos os registros de candidatura do partido e tornou inelegíveis as duas candidatas citadas.

A decisão reafirma o compromisso do TRE-RN com o combate à fraude eleitoral e com a promoção da igualdade de gênero na política, seguindo a linha de julgamentos recentes que punem legendas que tentam burlar as cotas femininas com candidaturas fictícias.

Com informações da 96FM

Maior Programa de Acesso à Água do RN

ALRN fev 25

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478  -   99401-7616
Lapac Saúde/beleza Laboratório de Análises Clínicas e Clínica Médica que atua em João Câmara, no Potengi e RN. Conforto, tecnologia e atendimento humanizado.