
Com as chuvas abaixo da média, a Operação Carro Pipa (OCP) expandiu sua atuação no Rio Grande do Norte neste ano, registrando um aumento de 20% no número de municípios atendidos. Entre janeiro e agosto de 2024, eram 53 cidades; no mesmo período de 2025, o número subiu para 64, beneficiando 81.604 potiguares. Os dados foram divulgados pelo Exército Brasileiro (EB) e pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Até julho de 2025, já foram investidos R$ 21 milhões na operação, se aproximando do total gasto em 2024, que foi de R$ 34 milhões. A maior parte dos recursos (98%) é destinada ao pagamento dos pipeiros, enquanto os demais 2% cobrem os custos operacionais do Exército.
A OCP prioriza municípios do semiárido nordestino que enfrentam seca ou estiagem reconhecidas pela Defesa Civil Nacional. Atualmente, 76 municípios potiguares têm decreto de emergência homologado, e outros seis aguardam inclusão no programa. No RN, 215 caminhões-pipa atuam na distribuição de água potável para comunidades rurais, com cada pessoa recebendo em média 20 litros por dia.
Segundo o Coronel José Gerino Bezerra Cordeiro, responsável pela operação no Estado, o processo inclui fiscalização rigorosa, rastreamento via satélite, laudos mensais de potabilidade e controle de rotas para garantir que a água chegue de forma segura e sem desvios. “Pelo menos 95% dos pipeiros seguem corretamente as regras e diretrizes da operação”, afirmou.
A informação e da Tribuna do Norte