As vendas de veículos 1.0, beneficiados pelo Programa Carro Sustentável, cresceram 11,35% em julho de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo dados da Fenabrave. Na comparação com junho, o aumento foi ainda maior: 13%.
Os números foram apresentados neste sábado (2) ao vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, durante visita a concessionárias em Brasília. “Isso é emprego na indústria e no comércio”, comemorou Alckmin.
Lançado recentemente pelo governo federal, o programa busca incentivar a descarbonização da frota nacional com benefícios fiscais, como a isenção total do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para modelos que atendam a critérios ambientais, de reciclabilidade e fabricação nacional.
Entre os modelos já credenciados ao benefício estão: Chevrolet Onix, Renault Kwid, Volkswagen Polo, Hyundai HB20, Fiat Mobi e Fiat Argo. Os descontos podem chegar a R$ 13 mil.
Para os veículos que não se enquadram no IPI zero, um novo sistema de cálculo do imposto entrará em vigor em 90 dias, levando em conta critérios como eficiência energética, segurança e índice de reciclabilidade.
Com informação da Agencia brasil