Clima tenso na Câmara Municipal de João Câmara durante a sessão desta segunda feira 6. O embate da vez envolveu o vereador Gilberto Honorato, parlamentar com nove mandatos e ex-presidente da Casa, e o vereador Rubinho Vicente, que cumpre seu segundo mandato. Ambos foram aliados políticos no passado, mas hoje estão em lados opostos.
Gilberto, que ficou conhecido por ser o autor do primeiro concurso público da história da Câmara, que atualmente esta sendo investigado pelo (MPRN) sob suspeita de favorecimento de familiares durante sua gestão.
Gilberto afirmou que Rubinho teria utilizado maquinário da prefeitura para colocar trinta carradas de areia para benefício próprio.
Rubinho rebateu "Eu gostaria que você provasse, porque é muito feio, um cara cheio de cabelo branco, tá mentindo pelos cantos, ele é idoso, mais isso é feio, não botei carrada de areia as custas de ninguém, em nenhum canto, com os maquinários da prefeitura.”
Disse mais: "Vamos ter respeito, pelos vereadores, eu lhe pergunto: eu não posso pagar uma caçamba de areia, não, vereador? Eu também posso comprar e fazer uma utilidade pública pra algum amigo meu, ou pra mim mesmo?”
“Porque o vereador Gilberto, sabia de tudo isso, e nunca denunciou ao MPRN? Por que só trouxe a público agora?”
Caso as acusações sejam verdadeiras, ambos poderiam incorrer em crimes previstos em lei, como peculato e prevaricação.
Entenda os crimes mencionados
Peculato: ocorre quando um agente público se apropria, desvia ou utiliza indevidamente bens ou recursos públicos em proveito próprio ou de terceiros. É um crime grave contra a administração pública, previsto no artigo 312 do Código Penal.
Prevaricação: acontece quando o servidor público deixa de agir diante de uma irregularidade, retardando ou omitindo providências devidas, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Está previsto no artigo 319 do Código Penal.