
O Ministério de Minas e Energia inicia, em 24 de novembro, a operação nacional do programa Gás do Povo, que garante recarga gratuita do botijão de gás (13 kg) para famílias em situação de vulnerabilidade. A primeira fase atenderá dez capitais, incluindo Natal (RN), beneficiando cerca de 1 milhão de famílias.
Agora, o benefício será entregue por meio de vales-recarga gerenciados pela Caixa Econômica Federal, permitindo que o usuário retire o gás diretamente nas revendas credenciadas, sem pagamento em dinheiro. A comprovação poderá ser feita com o cartão do Bolsa Família, cartão de débito da Caixa ou CPF com código enviado ao celular.
O programa substitui o modelo antigo e aumenta a segurança, evitando fraudes e garantindo que o benefício seja usado exclusivamente na recarga do botijão. Serão atendidas famílias do CadÚnico, com renda per capita de até meio salário mínimo, dando prioridade às que já recebem o Bolsa Família.
Considerado a maior iniciativa de acesso ao “cozimento limpo” do mundo, o Gás do Povo busca combater a pobreza energética, reduzir o uso de lenha e materiais perigosos e melhorar a saúde e a qualidade de vida de milhões de brasileiros. A previsão é que o programa alcance mais de 15 milhões de famílias até março de 2026.