A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) torna público o Edital nº 33/2025-PROPI/IFRN, que trata do processo seletivo para os cursos superiores de pós-graduação lato sensu com ingresso no primeiro semestre letivo de 2026.
Ao todo, são 305 vagas distribuídas entre os campi João Câmara, Lajes, Natal-Central, Parelhas, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e São Paulo do Potengi.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no Portal do Candidato, das 14h do dia 31 de outubro até as 23h59 do dia 30 de novembro. O processo seletivo será composto por análise de histórico e currículo acadêmico, conforme critérios definidos no edital.

Quadro de vagas – EDITAL Nº 33/2025-PROPI/IFRN – Pós-Graduação Lato Sensu em nível de Especialização – 2026.1
A taxa de inscrição é de R$80,00, e o pagamento pode ser feito até 1º de dezembro. Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e de famílias de baixa renda podem solicitar isenção da taxa até 9 de novembro.
Em conformidade com as políticas de ações afirmativas do IFRN, o edital reserva 20% das vagas a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, 2% a quilombolas e 5% a pessoas com deficiência (PcD). Também há vagas destinadas a professores e profissionais efetivos da rede pública de ensino.
Os resultados serão publicados no mesmo portal, e o resultado final está previsto para o dia 4 de fevereiro de 2026. As pré-matrículas on-line ocorrerão entre os dias 6 e 9 de fevereiro de 2026, por meio da plataforma Gov.br. Mais informações, como cronograma completo e documentos exigidos, podem ser consultadas na página do processo seletivo, no portal do IFRN.