
Nos últimos dias, a coloração do mar entre as praias do Golfinho e de Cacimbinhas, em Pipa, chamou a atenção de moradores e turistas.
Em vídeos e fotos que circulam nas redes sociais, é possível ver a água com tons avermelhados, um visual incomum que levantou muitas dúvidas sobre o que estaria acontecendo.
Segundo especialistas, o fenômeno pode estar relacionado à chamada “maré vermelha”, resultado da proliferação de microalgas marinhas (como dinoflagelados e cianobactérias) que, em grandes quantidades, mudam a cor da água. A informação e do tibau_noticias_pipa
Esse crescimento exagerado pode ocorrer quando há aumento da temperatura, maior concentração de nutrientes e baixa circulação das correntes marinhas.
Apesar de ser um fenômeno natural, em alguns casos, essas algas podem liberar toxinas ou reduzir o oxigênio da água, afetando peixes e outros organismos marinhos. Por isso, especialistas recomendam que os banhistas evitem o contato direto com a água caso percebam cheiro forte, espuma incomum ou presença de peixes mortos.
Ainda não há confirmação oficial de que o fenômeno observado em Pipa seja de fato uma maré vermelha, mas o cenário é compatível com esse tipo de evento. O ideal é que órgãos ambientais, como o IDEMA, façam a coleta e análise da água para confirmar as causas.
Fonte: tibau_noticias_pipa