segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Sem citar Trump ou Venezuela, Lula diz que “uso da força militar voltou a fazer parte do cotidiano da América Latina”


O presidente Lula (PT) afirmou hoje que a América Latina é uma “região de paz”, em discurso na Celac-UE, na Colômbia. Lula fez um breve discurso na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos e da União Europeia. O presidente está em Santa Marta, na Colômbia. Ele faz um bate e volta, saindo de Belém e voltando ao Brasil no mesmo dia.

“A ameaça de uso da força militar voltou a fazer parte do cotidiano da América Latina e do Caribe. Velhas manobras retóricas são recicladas para justificar intervenções ilegais. Somos uma região de paz e queremos permanecer em paz. Democracias não combatem o crime violando o Direito Internacional”, disse Lula.

O Caribe vive um momento de tensão. Recentemente, os Estados Unidos enviaram tropas terrestres, submarinos e navios militares à região.

O governo de Donald Trump bombardeou embarcações que disseram ser de narcotraficantes. A justificativa norte-americana é combater rotas de narcotráfico que abastecem os EUA. Cerca de 70 pessoas já morreram.

Além disso, Washington retirou a Colômbia da lista de países aliados na luta contra as drogas. Também impôs sanções econômicas contra Petro e seus familiares, por considerar que ele não faz o suficiente para combater o narcotráfico.

Lula não citou diretamente Trump, Colômbia ou a Venezuela na Celac. Disse que “não existe solução mágica para acabar com a criminalidade”. “É preciso reprimir o crime organizado e suas lideranças, estrangulando seu financiamento e rastreando e eliminando o tráfico de armas”, afirmou.

Com informações de UOL

Torreão FM

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478  -   99401-7616
Lapac Saúde/beleza Laboratório de Análises Clínicas e Clínica Médica que atua em João Câmara, no Potengi e RN. Conforto, tecnologia e atendimento humanizado.

Maior Programa de Acesso à Água do RN