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João Câmara: Decreto municipal obriga donos e usuários de academia cumprir 35 itens durante a flexibilização

Coronavírus: Dez novas regras para a malhação nas academias pós ...

I - Academias de Ginástica, Estúdios de Pilates e afins; 

a) Limitar a quantidade de clientes no interior da academia, respeitando a regra da ocupação de 1 cliente a cada 6,25 m² (áreas de treino, piscina e vestiário); 

b) Manter as portas internas e externas abertas em tempo integral (circulação natural do ar); 

c) Posicionar kits de limpeza em pontos estratégicos das áreas com equipamentos, com produto específico de higienização, para que os clientes possam usar nos equipamentos de treino; 

d) Reforçar a higienização do material de trabalho; 

e) Funcionamento do estabelecimento com capacidade operacional reduzida; 

f) Disponibilização obrigatória de tapete higiênicos, umidificados de Hipoclorito de sódio a 2%, ou outro dispositivo equivalente, para higienização e desinfecção de sapatos na entrada do estabelecimento; 

g) Fixar comunicados que instruam os clientes/usuários e funcionários sobre as normas de proteção que estão em vigência no estabelecimento; 

h) Disponibilizar recipientes com álcool a 70%, para uso por clientes e colaboradores em todas as áreas da academia (recepção, musculação, peso livre, salas de coletivas, piscina, vestiários, kids room, etc); 

i) Realizar higienização das máquinas e equipamentos pelo menos 3 vezes ao dia, visando a limpeza geral e desinfecção dos ambientes; 

j) Uso obrigatório de máscaras para funcionários, alunos, personal trainers e terceiros; 

k) Medir com termômetro do tipo eletrônico, à distância, a temperatura de todas as pessoas que acessem a academia. Caso seja apontada uma temperatura superior a 37,8ºC, recomenda-se não autorizar a entrada da pessoa no estabelecimento, seja ela clientes, colaboradores, funcionário ou terceirizados; 

l) Se algum colaborador apresentar febre alta junto com algum outro sintoma de COVID-19, informar imediatamente à gerência local. 

m) Deve-se disponibilizar um recipiente de álcool a 70% ao lado da catraca. Além disso, o cliente deve ter a opção de acessar à academia comunicando à recepcionista seu número de matrícula ou seu CPF; 

n) Delimitar com fita o espaço em que cada cliente deve se exercitar nas áreas de peso livre e nas salas de atividades coletivas. Cada cliente deve ficar a 2,0 m de distância um do outro; 

o) Utilizar apenas 50% dos aparelhos de cárdico, ou seja, deixar o espaçamento de um equipamento sem uso para o outro. Fazer o mesmo com os armários; 

p) Liberar a saída de água no bebedouro somente para uso de garrafas próprias; 

q) Realizar o congelamento dos planos de clientes acima de 60 anos de idade, quando solicitado; 

r) Renovar todo o ar do ambiente, de acordo com a exigência da legislação; 

s) Comunicar para os clientes trazerem as suas próprias toalhas para ajudar na manutenção da higiene dos equipamentos. Caso a academia forneça toalhas descartáveis, as mesmas, após utilizadas, deverão ser descartadas pelo cliente em um recipiente com tampa e acionamento por pedal; 

t) Expor aos clientes todos os manuais de informação sobre as orientações sobre o COVID-19; 

u) Capacitar todos os colaboradores a orientar os clientes sobre as medidas de prevenção; 

v) Disponibilizar, próximo à entrada da piscina, recipiente de álcool em gel a 70% para que os clientes usem antes de tocar na escada ou nas bordas da piscina; 

w) Exigir o uso de chinelos no ambiente de práticas aquáticas; 

x) Disponibilizar, na área da piscina, suportes para que cada cliente possa pendurar sua toalha de forma individual; 

y) Após o término de cada aula, higienizar as escadas, balizas e bordas da piscina; 

z) Disponibilizar diariamente o gráfico de frequência por horário; 

aa) Desativar as áreas de convivência da academia, como por exemplo: estar, lanchonete, etc.; 
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bb) Fechar o estabelecimento aos domingos e feriados; 

cc) Permitir apenas um acesso ao cliente por dia, com o tempo de permanência na academia limitado a uma hora; 

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