João Câmara: Durantes a flexibilização os restaurantes ficam proibidos de vender bebidas alcoólicas para consumo em loco

Após 100 dias fechados, restaurantes adentram 'terreno ...

II - Restaurantes, Lanchonetes e Food-Parks; 

a) Manter o distanciamento de 2m entre as mesas, e de 1m entre pessoas; 

b) Proibida a venda e consumo de bebida alcoólica no estabelecimento; 

c) Fazer aferição de temperatura de clientes e fornecedores, antes de qualquer contato com os colaboradores; 

d) Uso de máscaras se torna obrigatório para fornecedores e colaboradores; 

e) Clientes devem ingressar o estabelecimento fazendo uso de máscara, podendo retirá-la somente para suas refeições; 

f) Readequar os salões, preservando o distanciamento de 2 metros entre mesas e 1 metro entre cadeiras. Preferencialmente retirar mesas e cadeiras que não poderão ser utilizadas, caso não seja possível, orientar de forma clara clientes e colabores; 

g) Reforçar higienização de mesas e cadeiras, repetindo o procedimento para cada mesa encerrada e antes de receber novos clientes; 

h) Áreas de lavabo, pias e banheiros devem ter suas higienizações reforçadas e intensificadas. Disponibilizar álcool nesses pontos e afixar instruções de lavagens de mão e uso de álcool para conscientização dos clientes; 

i) Organizar turnos específicos para limpeza, sem contato com as demais atividades do estabelecimento, realizando limpezas antes do início dos turnos, nos intervalos e no fechamento; 

j) Manter portas e janelas abertas em tempo integral. 

k) Limitar mesas ao número máximo de 4 pessoas, mantendo os distanciamentos recomendados. (Família e companheiros de trabalho, que naturalmente já tem contato); 

l) envolver a maquininha de pagamento em cartão com filme plástico, para facilitar a higienização após o uso; 

m) Proibir cumprimentos com contato físico entre os profissionais e clientes, proibindo-se, também, cumprimentos com aperto de mão, abraços etc. 

n) DDS: Use o Diálogo Diário de Segurança para promover reuniões diárias e reforças as medidas para os colaboradores. Designe um colaborador diariamente para repassar informações aos colegas, reforçando assim, o espírito de equipe;

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