Pular para o conteúdo principal

PI 072813 (02)

PI 072813 (02)

Torreão FM web

PI 072813 (01)

PI 072813 (01)

ALRN PI 011818 28 03 24

ALRN PI  011818   28 03 24

GOVERNO DO RN

GOVERNO DO RN

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Criação da Subseção em João Câmara fortalece advocacia na Região do Mato Grande


O Conselho Seccional da OAB/RN se reuniu nesta quinta-feira (15), de forma virtual, para apreciar a pauta da 14º Sessão Ordinária e aprovou à unanimidade a criação da Subseccional de João Câmara. A Região do Mato Grande será contemplada com a instalação da 8ª Subseção da OAB/RN e tem como principal objetivo fortalecer a advocacia potiguar.

A OAB/RN oficializou a criação da primeira subseção na Região do Mato Grande, com a aprovação do Projeto Nº 5742/2021, de autoria da Seccional Potiguar. “A Região do Mato Grande adquiriu uma relevância singular no crescimento das atividades econômicas, de forma que aumentou muito o trabalho da advocacia nas comarcas que a integram. Dessa maneira, se torna extremamente necessária a instalação de uma subseção na cidade, para também dar o suporte necessário à advocacia que atua na região. A Seccional se orgulha da criação e de poder efetivar a nova Subsecção João Câmara para fortalecer a advocacia do Estado”, disse o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros.

Embasado em um largo estudo formulado pela Comissão Especial dos Advogados do Mato Grande, a iniciativa atende um pleito da advocacia que milita em todos os municípios das microrregiões da Baixa Verde e do Litoral Nordeste. “Veio como proposta para a OAB do início da atual gestão. Desde então, a gente vem se esforçando para ter a representação da OAB/RN na cidade de João Câmara. Além de almejar essa Subseccional, há dois anos montamos a Comissão que trabalhou arduamente para realização desse projeto. O trabalho da Comissão identificou, por meio de um censo, o registro de 86 advogados, a subseção vai atender toda Região Mato do Grande, alcançando os municípios de Touros, São Bento do Norte, João Câmara e outras cidades”, afirma a advogada e presidente da Comissão Especial, Irandy Angélica.

Segundo o relator, conselheiro seccional Assis Cunha, nos dados levantados e apresentados ao processo a infraestrutura dos fóruns e dotação orçamentária da OAB/RN são fatores que favorecem a concretização da nova Subseção. "No relato feito pela Comissão ficou demonstrado que as estruturas dos fóruns são deficitárias e a quantidade de advogados que atuam nos municípios justifica a criação. Além disso, a Seccional fez o levantamento dos recursos necessários para instalação de um sede em João Câmara, e com o equilíbrio das contas da Seccional estes recursos estão assegurados", apontou Cunha.

A área de abrangência da Subseção compreenderá os municípios de Bento Fernandes, Jandaíra, João Câmara, Maxaranguape, Parazinho, Pedra Grande, Pureza, Poço Branco, Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso, Taipu e Touros, os quais juntos possuem uma população de mais 132 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE. Entre as finalidades da nova representação da OAB/RN está a facilitação para advocacia da Região do Mato Grande, que hoje precisa se deslocar para Natal ou Macau, a fim de resolver problemas burocráticos com a Ordem, além do fortalecimento da representatividade e integração da classe.

Comentários