quarta-feira, 30 de abril de 2025

Podcast do Jasão com Vereador Marcos Câmara, Vereador líder do Prefeito de Bento Fernandes na Câmara

Nesta quinta-feira (01), às 19h, o Podcast do Jasão recebe o vereador Marcos Câmara, líder do prefeito de Bento Fernandes na Câmara Municipal, para uma conversa sobre política local, atuação legislativa e os rumos da gestão.

"Tratamento Humanizado? "Na gestão dos ex prefeitos de João Câmara fui tratado igual a cachorro"

João Câmara (RN) — Um morador fez um forte desabafo nas redes sociais sobre a situação política e administrativa do município nos últimos anos, comparando a gestão do ex-prefeito Manoel Bernardo com a atual prefeita, Aize Bezerra, e também mencionando o ex-candidato Maurício Caetano.

Segundo o relato, o ex-prefeito Manoel teria deixado a cidade em condições precárias após eventos festivos, com acúmulo de lixo, atrasos salariais e má gestão dos recursos públicos. “A cidade estava cheia de carniça e ele passou seis meses sem pagar ninguém. Era uma desgraça”, disse o cidadão em tom de revolta.

Ele também criticou o comportamento do ex-prefeito após ter acumulado poder: "Depois que enricou, endureceu o cangote. Pra falar com ele era um sofrimento, a gente atrás igual a cachorro e ele nem olhava."

O cidadão ainda afirma que, se Maurício Caetano tivesse vencido as eleições, a situação poderia ter sido ainda pior. Segundo ele, havia a intenção de lançar o filho como deputado e usar a estrutura do município para bancar essa campanha.

Já sobre a prefeita atual, Aize Bezerra, o tom foi mais ponderado: “Pelo menos a cidade está limpa e o povo está recebendo. Foi melhor ela ter ganhado.”

Ele ainda relatou episódios relacionados ao atraso no pagamento do pessoal que cortou terra no inicio do ano e só receberam o pagamento no dia 28 de dezembro, quase um ano depois do prometido. O morador finaliza fazendo críticas a um pequeno grupo que, segundo ele, se beneficiou na antiga gestão: “O prefeito e mais Três se deram bem: O resto foi deixado de lado.”

A fala reflete o sentimento de parte da população que acompanhou de perto as últimas gestões e cobra mais transparência, respeito e compromisso com o povo.

O blog deixa o espaço aberto, caso os citados queiram se pronunciar.


Após receber exames de Collor, Moraes aciona PGR sobre prisão domiciliar


O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), mandou a PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestar, no prazo de cinco dias, sobre o pedido de prisão domiciliar do ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello. A decisão ocorre após Moraes receber exames do político. A matéria é de Gabriela Coelho, do R7.

“Na data de hoje, a defesa apresentou os documentos complementares. Abra-se vista à Procuradoria-Geral da República para manifestação quanto ao pedido de prisão domiciliar humanitária, no prazo de cinco dias”, afirmou Moraes.

Na última terça-feira (29), Moraes mandou a defesa de Collor apresentar mais exames e, inclusive, esclarecer a inexistência de alguns documentos entre os anos de 2019 e 2022.

O ministro pretende analisar esses documentos para decidir sobre uma eventual prisão domiciliar.

Luiz Eduardo cobra repasse de consignados e destaca falta de medicamentos na Unicat


O deputado Luiz Eduardo (SDD), em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), destacou pautas relacionadas ao atraso no repasse de consignados do estado e à situação da falta de medicamentos na Unicat. O parlamentar iniciou seu discurso abordando a recorrência no não repasse dos valores descontados dos salários dos servidores públicos referentes aos empréstimos consignados para as instituições financeiras. Segundo ele, “essa falha prejudica o servidor, que fica sem acesso a um serviço importante, e impacta o comércio local”.

Sobre o atraso, o deputado caracterizou a situação como “apropriação indébita”. Ele informou que já foram feitas denúncias sobre o tema na Procuradoria Geral da República e na PGJ, mas o problema ainda persiste. Luiz Eduardo ressaltou que, “apesar das dificuldades financeiras do estado, o cumprimento da lei é essencial”.

Cultura em Alta: João Câmara brilha na Femptur e ganha espaço no Podcast do Jasão

Jc em Foco - Na última terça-feira, 29 de abril, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, acompanhada do secretário Arlan Souza, participou do Podcast do Jasão, onde falaram sobre os desafios enfrentados e as conquistas recentes da pasta — com destaque especial para o prêmio de Originalidade recebido na Femptur 2025 (Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN).

Durante o bate-papo, o secretário e sua equipe compartilharam bastidores das ações culturais realizadas no município, o esforço coletivo das equipes envolvidas, e o orgulho em representar a identidade local com criatividade e autenticidade. A conquista na Femptur foi comemorada como um reconhecimento do trabalho dedicado à valorização das tradições e à inovação nas políticas culturais.

Quem não assistiu ao bate papo pode conferir no Blog do Jasão AQUI



PM apreende fuzil 7.62 com adolescentes na zona Oeste de Natal; criança de 9 anos diz que é de facção


Um patrulhamento de rotina da Força Tática do 9º Batalhão de Polícia Militar terminou com, pelo menos, quatro pessoas presas - incluindo adolescentes - e armas apreendidos. Um fuzil calibre 7.62 mm, de uso restrito e que pode ter sido fabricado no período da Segunda Guerra Mundial, está entre as armas apreendidas. Segundo a PM, outro detalhe do caso é que uma criança de 9 anos estava com o grupo e admitiu que era membro de uma facção criminosa.

"Estavámos em patrulhamento na divisa de Cidade Nova com Felipe Camarão, quando observamos dois elementos na rua, em atitude suspeita. Eles se assustaram e fizemos a abordagem, encontrando um simulacro de pistola e um revólver artesanal", contou um policial militar que atendeu a ocorrência.

Ao todo, a ação resultou na apreensão do fuzil, mais três revólveres calibre .38, uma carabina de pressão, um simulacro de pistola, duas balanças de precisão, uma balança digital portátil. "Foram presos quatro indivíduos, dois na rua e mais dois dentro da residência, com esse material", contou o PM.

Quem é Péter Erdő, cardeal húngaro e conservador cotado para ser papa

Foto: Reprodução

A Igreja Católica se prepara para iniciar o processo de escolha do novo papa a partir do dia 7 de maio. Entre os nomes cotados para suceder o papa Francisco está o cardeal húngaro Péter Erdő, uma figura de destaque na hierarquia eclesiástica.

Aos 72 anos, Erdő é um dos mais antigos cardeais em atividade no Vaticano e atual arcebispo de Budapeste. Conhecido como o “Doutor de Budapeste”, ele possui uma formação intelectual robusta, com doutorados em teologia e direito canônico.

Perfil e influência na Igreja

Empresários, médicos e servidores são alvos de operação por fraudes na saúde pública do RN

Foto: Reprodução

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quarta-feira (30) a operação Curari Domi, que apura a existência de esquema criminoso relacionado a ações judiciais que pleiteiam a prestação de serviços de internação domiciliar em face do Estado do Rio Grande do Norte.

A investigação do MPRN teve início a partir da constatação do aumento expressivo de ações judiciais requerendo internação domiciliar custeada pelo Estado. O esquema investigado envolve a atuação de empresários do setor, com indícios de participação de advogados, médicos e servidores públicos. 

A operação cumpriu 21 mandados de busca e apreensão nas residências e empresas dos investigados, nos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi e Mossoró.

A ação teve apoio da Polícia Militar. Ao todo, 2 procuradores de Justiça, 13 promotores de Justiça, 52 servidores do MPRN e 56 policiais militares trabalharam no cumprimento dos mandados.

IFRN Campus João Câmara: Publicado o Resultado Final da Seleção de Estagiário para a DIAD

IFRN Campus João Câmara – foto: reprodução/facebook

A Direção-Geral do Campus João Câmara do IFRN torna público o RESULTADO FINAL referente ao Edital Nº 12/2025-DG/JC/RE/IFRN de seleção de 01 (um) estagiário de nível médio (Técnico em Administração) para atuar nas atividades da Diretoria de Administração (DIAD/JC).

A DIAD/JC entrará em contato com o(a) candidato(a) selecionado(a) para passar as informações necessárias referentes a contratação.


Fonte: IFRN JC

Governo do RN realiza pagamento de abril, com reajuste ao funcionalismo público


O Governo do Rio Grande do Norte paga, nesta quarta-feira (30), o salário do mês de abril para o funcionalismo público estadual. No total, serão R$ 621 milhões que entram em circulação e contribuem com a economia norte-rio-grandense.

O pagamento será creditado ao longo do dia na conta de 110 mil servidores ativos e aposentados, além dos pensionistas, e contará com o reajuste de 4,83%, de acordo com a inflação. Além desse aumento, os servidores da Educação contarão ainda com um reajuste adicional de 5%.

O depósito assegura o compromisso assumido pelo Executivo em pagar o funcionalismo dentro do mês trabalhado. “Esse é o compromisso que assumimos de implementar a nova política salarial. Palavra dada, palavra cumprida!”, destaca a governadora Fátima Bezerra.

Justiça Eleitoral Rejeita Ação por Compra de Votos Contra Prefeito e Vice Eleitos de Bento Fernandes


João Câmara (RN), 30 de abril de 2025 — A Justiça Eleitoral da 62ª Zona Eleitoral, com sede em João Câmara, julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida contra Jollemberg Soares Dantas e Everton Jhony Tenório de Sales, prefeito e vice-prefeito eleitos de Bento Fernandes. A decisão foi proferida nesta terça-feira (30), encerrando as acusações de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder político e econômico durante as eleições municipais de 2024.

A ação foi proposta por Josiano Ribeiro Bilro da Silva e João Maria Nicácio, que alegaram que os investigados teriam distribuído materiais de construção (telhas e tijolos) e realizado mudanças gratuitas para eleitores, com o objetivo de obter votos. Segundo os autores, essas ações teriam sido feitas com apoio da estrutura da prefeitura e do então prefeito Paulo Marques, aliado político dos investigados.

Durante o processo, foram apresentadas fotos, vídeos e depoimentos — com destaque para o do motorista Marcos Antônio da Silva, que relatou ter feito entregas com um caminhão supostamente ligado à campanha. Os autores sustentaram que o veículo estaria caracterizado com propaganda eleitoral e vinculado diretamente aos candidatos.

A defesa de Jollemberg negou todas as acusações, argumentando que não houve qualquer pedido de votos ou promessa em troca de benefícios. Afirmou ainda que o caminhão mencionado era utilizado também para fins particulares e que a principal testemunha apresentava versões contraditórias.

O Ministério Público Eleitoral também opinou pela improcedência da ação, afirmando que não foi comprovado o "dolo específico", ou seja, o intuito direto de obtenção de votos em troca das supostas doações.

Ao analisar o caso, o juiz eleitoral destacou que os depoimentos e provas não foram suficientes para configurar o crime de captação ilícita de sufrágio, previsto no artigo 41-A da Lei das Eleições. A sentença ressaltou que, mesmo com a existência de indícios, não ficou demonstrado de forma inequívoca que os materiais ou serviços foram oferecidos com o objetivo de influenciar o voto dos eleitores.

"Não se comprovou que os bens ou serviços tenham sido oferecidos como contrapartida direta e explícita pela obtenção de votos", afirmou o magistrado. A decisão também levou em conta que uma das supostas beneficiárias declarou espontaneamente que pagou pelo serviço de frete e que sequer vota no município.

Com isso, a Justiça Eleitoral decidiu pela improcedência da ação e manteve a validade da eleição que elegeu Jollemberg e Everton para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Bento Fernandes.

ABC Futebol Clube entra com pedido de Recuperação Judicial


O ABC Futebol Clube protocolou, no dia 23 de abril de 2025, seu pedido de Recuperação Judicial junto ao Poder Judiciário do Rio Grande do Norte.

A solicitação foi aceita em 28 de abril pela 23ª Vara Cível da Comarca de Natal, iniciando oficialmente o processo de reorganização econômica do clube. A medida visa superar a crise financeira que se agravou nos últimos anos, marcada por dívidas e bloqueios judiciais.

Com o deferimento, o clube ganha proteção contra execuções e atos contra seu patrimônio, possibilitando a renegociação estruturada com credores.

O Clube divulgou a informação em um comunicado oficial nas redes sociais.

Confira a nota completa abaixo:

Federação União Brasil-PP lança aceno a Bolsonaro

A federação entre União Brasil e PP foi lançada com forte sinalização de oposição ao governo Lula e aproximação ao ex-presidente Jair Bolsonaro. 

O evento contou com a presença de líderes bolsonaristas, como Valdemar Costa Neto e Sóstenes Cavalcante, além de elogios públicos a Bolsonaro por parte de ACM Neto. 

O governador Ronaldo Caiado defendeu a união como preparação para a eleição de 2026. A federação será inicialmente comandada por Ciro Nogueira (PP) e Antônio Rueda (União Brasil), ambos próximos de Bolsonaro. 

Apesar da ausência do Republicanos na federação, o partido acenou com apoio. A cerimônia teve também a presença de ministros do governo e presidentes da Câmara e do Senado, que destacaram a importância do diálogo e da unidade.

Com informações da Tribuna do Norte


 

Justiça cassa mandato de vereador e anula votos da chapa do PP por fraude a cota de gênero em Poço Branco


A Justiça Eleitoral reconheceu a prática de fraude a cota de gênero do partido PP no município de Poço Branco e determinou a cassação do vereador eleito Rodrigo Marques Lucas de Araújo e inelegibilidade por 8 anos, além de anular os votos do partido.

Segundo denúncia do MP, o Partido Progressistas utilizou candidaturas femininas fictícias para cumprir formalmente o percentual mínimo de 30% exigido pela legislação eleitoral.

As candidatas Juliana Gonçalo e Maria da Conceição da Silva são apontadas como laranjas, sem campanha própria e com votações inexpressivas. Segundo o MP, as duas participaram apenas de eventos organizados por Rodrigo Marques Lucas de Araújo, apontado como mentor da fraude.

Ainda de acordo com o parecer, houve desvio de recursos públicos da campanha de Maria da Conceição em favor de Rodrigo Lucas, configurando não só fraude eleitoral, mas possível crime de falsidade e improbidade administrativa.

Câmara Municipal de Jandaíra realiza Audiência Pública em alusão ao “Abril Azul”


A Câmara Municipal de Jandaíra realizou nesta terça-feira (29/04) audiência pública em alusão ao “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Audiência Pública  foi proposta pelo vereador Yure Carneiro, teve como objetivo debater políticas públicas, desafios e ações de inclusão das pessoas com autismo.

Foi um momento de escuta, troca e compromisso com a inclusão das pessoas com autismo 🤝✨ Ggratidão a todos que participaram e contribuíram com esse debate tão necessário!

terça-feira, 29 de abril de 2025

Vitória do Vereador Deca: Justiça Eleitoral rejeita denúncia de fraude à cota de gênero contra PSOL em Bento Fernandes



O Juiz Eleitoral Rainel Batista Pereira Filho julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que acusava o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024, no município de Bento Fernandes, interior do Rio Grande do Norte.

A ação foi movida sob a alegação de que as candidaturas de Francisca Wisliany Pereira, Mariane Galdino de Lima e Joseilson Luiz da Rocha teriam sido fictícias, lançadas apenas para cumprir formalmente a exigência legal de que ao menos 30% das candidaturas proporcionais sejam ocupadas por mulheres, conforme determina o §3º do art. 10 da Lei 9.504/1997.

Segundo a acusação, as votações inexpressivas dos candidatos (9, 8 e 4 votos, respectivamente), aliadas à suposta ausência de atos de campanha, seriam indícios de irregularidade. No entanto, ao analisar o caso, o magistrado destacou que o município tem pequeno porte e número reduzido de eleitores, o que justifica votações modestas, especialmente de candidatos sem estrutura política ou visibilidade.

Blog do BG: Pesquisa aponta 84% de aprovação à gestão da prefeita Aize em João Câmara


Blog do BG - A administração da prefeita Aize Bezerra em João Câmara alcançou um expressivo índice de 84,58% de aprovação popular, segundo levantamento do Instituto CENPOP, que avaliou os primeiros 100 dias de governo. O estudo também revelou que 83,26% da população considera a atual gestão melhor do que a anterior.

Os principais pontos positivos destacados pelos entrevistados foram a limpeza urbana, a saúde e a educação — áreas tratadas como prioridade pela administração municipal. Além disso, a pesquisa incluiu uma projeção eleitoral: se a eleição para prefeito fosse hoje, Aize lideraria com 61,45% das intenções de voto, contra 6,61% de Maurício Caetano. Outros 31,72% disseram não saber em quem votariam.

Eleita em 2024, Aize foi considerada uma surpresa nas urnas ao derrotar a união de forças tradicionais da política local. Enfrentou o ex-prefeito Manoel Bernardo (PP) e o grupo liderado por Maurício Caetano (União Brasil), que esteve próximo de conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições de 2022.

A pesquisa foi realizada no dia 22 de abril de 2025, com 454 entrevistas nas zonas urbana e rural do município. A margem de erro é de 4,5%, com nível de confiança de 95%.


Dia do Trabalhador: Veja o que abre e fecha no comércio de Natal no feriado de 1º de maio


A maior parte do comércio de Natal vai fechar nesta quinta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital potiguar divulgou o funcionamento dos estabelecimentos na data.

Segundo a entidade, o comércio de rua, supermercados e agências bancárias não devem funcionar no feriado. Nos shoppings, apenas as praças de alimentação devem abrir, com horários variados.

Já o serviço público estadual terá expediente suspenso também na sexta-feira (2), por conta de ponto facultativo decretado pelo governo do Estado.
Confira abaixo o que abre e fecha no feriado do Dia do Trabalhador, em Natal:

Comércio de rua

Policial civil é investigada por repassar informações a policiais envolvidos com grupos de extermínio no RN


Uma policial civil é investigada por repassar informações de investigações que envolviam policiais militares e membros de facção criminosa aos próprios militares investigados, inclusive, por envolvimento com grupos de extermínio. Na manhã desta terça-feira (29), a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão contra a agente.

As investigações apontam que parte desses policiais militares foi presa e é investigada pela própria DHPP por envolvimento com grupos de extermínio e milícias.

De acordo com as informações da Polícia Civil, a servidora, lotada em uma unidade plantonista, acessava de forma indevida procedimentos investigativos da DHPP que envolviam policiais militares, geralmente vinculados ao 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), e repassava as informações a eles ou a pessoas próximas. Chamadas de voz entre a investigada e os militares durante o processo ocorriam, segundo as investigações.

Além disso, a Polícia constatou que ela também consultava e compartilhava dados relativos a investigações envolvendo integrantes de facções criminosas com os mesmos policiais militares.

As informações vazadas pela policial civil chegaram a ser divulgadas em redes sociais e utilizadas para autopromoção por parte dos milicianos.

Medida

Detento é assassinado por outro preso em cadeia na Grande Natal


Um detento foi morto após uma briga com um outro preso nesta segunda-feira (28) na Cadeia Pública Dinorá Simas, em Ceará-Mirim, na Grande Natal. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap), um suspeito de cometer o crime foi identificado.
De acordo com a pasta, a vítima tinha 23 anos de idade - a identidade dela, no entanto, não havia sido divulgada até a atualização mais recente desta reportagem. Com informações de g1 RN.

A motivação do crime era desconhecida, informou a Seap, e o caso deve ser esclarecido pela Polícia Civil, que assumiu a investigação.

O Podcast do Jasão recebe Arlan Souza, secretário de Cultura de João Câmara, Nesta Terça-feira (29), as 19h


Nesta terça feira (29), as 19 horas, O Podcast do Jasão recebe Arlan Souza, secretário municipal de Cultura de João Câmara, para comentar a conquista do 1º lugar na FEMPTUR (Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN).

Conversa sobre os bastidores da participação na feira, a importância do reconhecimento estadual e os próximos passos para fortalecer o turismo e a cultura local.


Presidente da Câmara de João Câmara vai a Natal busca solução para retomada de emissão de RGs


Nesta terça-feira (29), o presidente da Câmara Municipal de João Câmara, Fernando Guilherme, usou as redes sociais para informar que estava a caminho de Natal para tentar resolver a retomada da emissão de carteiras de identidade (RG) pela Casa Legislativa. Segundo ele, o serviço está suspenso em todas as câmaras municipais do estado, e a reunião com o Governo do Estado, representantes do ITEP e presidentes de câmaras busca a homologação da retomada.

Fernando destacou que, apesar de João Câmara não ter sido convidada formalmente para o encontro, ele decidiu comparecer para garantir que o município não fique de fora. “A Câmara já cumpriu sua parte, toda a documentação e assinaturas foram enviadas desde janeiro”, afirmou.

O presidente também mencionou que visitará a FERCAN em busca de apoio para garantir que João Câmara seja incluída na liberação do serviço. “As pessoas estão cobrando, e estamos aqui para trabalhar em benefício do nosso povo”, declarou. Mais informações devem ser divulgadas ao longo do dia.

Flash Publicidade

Prefeitura de João Câmara decreta ponto facultativo na sexta-feira, 02 de maio


Seguindo ato do governo do Estado, a Prefeitura de João Câmara também decidiu decretar ponto facultativo na sexta-feira, 02 de maio, ampliando o feriadão que começa na quinta-feira (1°) e se estende pelo final de semana.

Com isso, as repartições públicas do Estado e Município, funcionam só até esta quarta-feira, 30/04 e voltam a normalidade só na segunda=feira, 05 de maio, com exceção dos serviços essenciais ou de plantão.

As agências bancárias e casas lotéricas e comércio, fecham na quinta-feira, 1° de Maio e reabrem normalmente na sexta-feira, 02.

Por Assis Silva

Caminhar mais de 7 mil passos por dia afasta a depressão, conclui estudo


Já se sabe que a atividade física melhora sintomas de depressão, mas há evidências de que quanto mais a pessoa caminhar, melhor. Acima de 7 mil passos por dia, por exemplo, o risco de sofrer com a doença é 31% menor, segundo uma revisão de estudos publicada recentemente no periódico Jama.

Quantos passos por dia são ideais para afastar a depressão?

Os resultados mostram que há uma forte correlação entre maior quantidade diária de passos e menos sintomas depressivos, assim como menor prevalência do risco de depressão.

Os maiores benefícios foram observados em quem dá mais de 7 mil passos diários; acima dessa marca, para cada mil passos adicionais, o risco cai 9%. Por outro lado, caminhar menos do que 5 mil passos diários foi associado a benefícios menores.

“Este estudo tem como novidade apontar a associação com a quantidade de passos em vez do tipo de atividade física.”

Para chegar ao resultado, pesquisadores da Universidade de Castilla-La Mancha, na Espanha, e de outras instituições, avaliaram 33 estudos observacionais, totalizando mais de 96 mil adultos com idades entre 18 e 91 anos.

Melhora na qualidade do sono

Entre os mecanismos por trás desses benefícios, os especialistas apontam mudanças fisiológicas e psicológicas. A atividade física aumenta os níveis de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, conhecidos por melhorar o humor, e reduz os índices de cortisol, o hormônio do estresse.

“Além disso, a prática regular de exercícios pode melhorar a qualidade do sono, e dormir bem ajuda a restaurar o equilíbrio emocional e a capacidade de lidar com o estresse”, explica Kanomata.

Exercitar-se regularmente ainda pode aumentar a autoestima ao proporcionar uma sensação de conquista e bem-estar e promover a interação social, que é um fator protetor contra a depressão.

“A abordagem de passos diários tem o potencial de melhorar a comunicação, a adesão, o feedback, a prescrição e o automonitoramento em relação aos níveis de atividade física. Portanto, estabelecer metas para o número de etapas diárias pode ser uma estratégia de saúde pública promissora e inclusiva para prevenir a depressão”, observa o especialista.
Comece aos poucos

Mas é possível começar aos poucos: segundo os autores, sair do sedentarismo já é um passo importante para evitar a depressão. Mesmo pequenas quantidades podem ser relevantes, principalmente para aqueles com limitações no dia a dia.

Vale lembrar que outras atividades, como as aeróbicas, de força e as práticas mente-corpo, como tai chi chuan ou ioga, também são associadas com menos sintomas depressivos.

Fonte: Agência Einstein

Governo do RN decreta ponto facultativo em 2 de maio


O Governo do Rio Grande do Norte anunciou, por meio de decreto publicado no Diário Oficial, que o próximo dia 2 de maio de 2025 será ponto facultativo nos Órgãos e Entidades da Administração Pública Direta, Autárquica e Funcional do Poder Executivo Estadual. A medida considera a proximidade com o feriado nacional de 1º de maio, Dia do Trabalhador, permitindo maior comodidade para os servidores públicos estaduais.

No entanto, o decreto ressalta que serviços essenciais, cuja interrupção possa causar prejuízo à população ou à segurança, continuarão em funcionamento regular. Cada unidade desses serviços deve definir normas próprias para regulamentar o trabalho nesse dia.

Para os órgãos da Administração Pública Indireta, a adesão ao ponto facultativo dependerá da decisão dos seus respectivos dirigentes máximos, conforme especificado no documento.

Bancos querem suspender antecipação de benefícios do INSS


Os bancos vão pedir a suspensão da possibilidade da antecipação de até R$ 450 do valor do benefício pago aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por suspeita de irregularidades por parte de algumas instituições financeiras.

A informação foi passada nesta segunda-feira (28/4) pelo representante da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Ivo Mósca, no Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS).

Ele disse que ainda nesta segunda a Febraban vai solicitar essa suspensão ao Ministério da Previdência Social, via ofício. “O que a gente percebeu é que, hoje, existem pouquíssimas instituições atuando, as quais estão cobrando tarifas [de adiantamento] realmente fora de contexto dos aposentados”, disse Mósca.

Município Porto do Mangue deve recolher cães abandonados em um abrigo irregular


A Justiça do Rio Grande do Norte determinou que o Município de Porto do Mangue recolha 15 cães abandonados em um abrigo irregular instalado em uma residência, após pedido do Ministério Público. 

A decisão da juíza Andressa Luara Fernandes exige que, em até dez dias, os animais passem por avaliação veterinária e sejam destinados a abrigos públicos ou à adoção responsável. 

A medida foi motivada pela incapacidade da tutora dos cães, que sofreu um AVC, e pela omissão do município diante de riscos sanitários à população. A magistrada destacou a responsabilidade do poder público, conforme a Constituição Federal, de promover políticas de proteção animal e garantir um meio ambiente saudável.

TJRN

Justiça nega pedido de desocupação imediata do Viaduto do Baldo


O juiz Kennedi de Oliveira Braga, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, indeferiu o pedido de liminar feito em uma Ação

Popular que solicitava a desocupação imediata de pessoas em situação de rua no Viaduto do Baldo, localizado no bairro Barro Vermelho, zona Leste da cidade.

A ação popular proposta questionava um comunicado da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) exigindo a saída das pessoas do espaço, em sete dias, no dia 20 de agosto de 2020. Nela, alegou-se que o prazo era curto, especialmente durante a pandemia da COVID-19, e que não existiam alternativas concretas de moradia apresentadas.

No entanto, ao analisar o caso, o juiz explicou, em sua decisão, que o contexto atual não justifica uma intervenção judicial com base em urgência.

Collor recebe oferta de emprego em presídio de Maceió


O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello recebeu uma proposta para trabalhar em uma fábrica instalada dentro do núcleo industrial do Complexo Penitenciário de Maceió (AL). A oferta inclui um salário mínimo e uma carga horária de 40 horas semanais — das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, com uma hora de almoço. A notícia é da Revista Oeste.

Collor recebeu a oferta da companhia Pré-Moldados Empresarial Alagoas no mesmo dia que foi preso, na última sexta-feira, 25. A empresa produz e comercializa estruturas pré-moldadas de concreto para a construção civil.

Roberto Boness, proprietário da empresa, afirmou ao portal UOL que “seria de grande ajuda ter um profissional como Collor”. “Com a visão gerencial dele, acredito que alavancaria nossa empresa a outro patamar.”

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Operação Zero Grau: Polícia apreende bens de luxo e investiga influenciador em João Câmara


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da 85ª Delegacia de Polícia de João Câmara, deflagrou, nesta segunda-feira (28), a "Operação Zero Grau", com o objetivo de combater crimes de estelionato, associação criminosa e diversas infrações de trânsito, como participação em corrida ilegal, demonstração de manobras perigosas com veículo automotor e condução de veículo sem habilitação.

De acordo com as investigações, o principal alvo da operação é um influenciador digital de 22 anos, natural de João Câmara, que, além de praticar reiteradamente infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), utiliza as redes sociais para divulgar e incentivar condutas criminosas, como a prática do “grau” — manobras perigosas com motocicletas em via pública. Seu perfil atinge mais de 300 mil seguidores.

As apurações também revelam que o investigado promove sorteios de rifas virtuais com prêmios, motocicletas com indícios de origem criminosa e valores em dinheiro. Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar em desfavor do investigado. Na ocasião, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, aparelhos celulares, duas motocicletas esportivas avaliadas em cerca de R$ 80 mil e um veículo de luxo importado, avaliado em R$ 224 mil, além de placas automotivas confeccionadas em desacordo com a legislação.

"A senhora assumiu uma secretaria com problemas graves. Que providências estão sendo tomadas para responsabilizar os culpados?"


Nesta segunda-feira (28), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Câmara, a secretária de Saúde, Jane Rafaela, trouxe importantes esclarecimentos à população sobre a situação da pasta. Durante sua fala, o vereador de oposição Flávio Samir questionou a secretária, afirmando: "A senhora assumiu uma secretaria com problemas graves. Que providências estão sendo tomadas para responsabilizar os culpados?"

Em resposta, Jane Rafaela informou que o setor jurídico da Prefeitura já está ciente de todas as irregularidades identificadas e está tomando as medidas legais cabíveis para apurar e responsabilizar os eventuais responsáveis.

"Gestão dos ex prefeitos deixou uma divida de quase meio milhão com o Hospital da visão"


Nesta segunda-feira (28), durante sua participação na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Câmara, a secretária de Saúde, Jane Rafaela, trouxe importantes esclarecimentos à população. Ao ser questionada pelo presidente da Casa, vereador Fernando Guilherme, Jane expôs a existência de uma dívida deixada pela gestão dos ex prefeitos com o Hospital da Visão, que chega a quase meio milhão de reais.

Segundo a secretária, a gestão da prefeita Aize Bezerra já está em processo de negociação para resolver o débito. Paralelamente, Jane anunciou que a Prefeitura está alinhando, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), a realização de cirurgias de pterígio e catarata no Hospital Regional de João Câmara, com previsão de início em breve.

A ação faz parte do compromisso da gestão em fortalecer a saúde pública municipal, garantindo mais acesso a procedimentos oftalmológicos para a população.

‘Não dá para vender sonho que não vai se realizar’, diz Motta sobre PEC que propõe fim da escala 6×1


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, nesta segunda-feira, 28, que a discussão sobre a redução da escala de trabalho deve ocorrer na Câmara nos próximos dias.

Segundo ele, a sua gestão deve dar “tratamento institucional” à proposta de emenda à Constituição que dá fim à jornada de seis dias de trabalho semanais.

As declarações ocorreram durante um painel sobre a agenda econômica da Câmara no J. Safra Macro Day 2025, em São Paulo. “Quem é presidente da Câmara não pode ter preconceito com nenhuma pauta, desde anistia até PEC 6×1. Então, nós temos que enfrentar todas essas agendas”, afirmou.

Motta disse que ainda não tratou da PEC, porque o início do seu mandato foi marcado pelas negociações sobre as comissões permanentes e especiais. “Eu penso que essa matéria deverá chegar para dialogarmos sobre ela nos próximos dias. E nós vamos dar o tratamento institucional que tem que ser dado a toda e qualquer matéria”, disse.

Prefeita Aize comenta polêmica levantada por blogs de oposição sobre o 1º lugar na FEMPTUR 2025


Durante o final de semana, alguns blogs de oposição repercutiram de forma crítica a conquista de João Câmara na FEMPTUR 2025, onde o município foi premiado em 1º lugar na categoria Originalidade. A prefeita Aize Bezerra comentou sobre a polêmica e lamentou a tentativa de desmerecer o reconhecimento.

"Infelizmente, parece que dói em alguns opositores ver João Câmara conquistando prêmios e se destacando. Enquanto a maioria da população se orgulha, um pequeno grupo tenta questionar nossas vitórias", afirmou a prefeita.

Aize ressaltou que a conquista foi legítima e representa o esforço e o talento da equipe que apresentou João Câmara no evento. "É motivo de muito orgulho sermos reconhecidos como o município mais original entre tantos outros do Rio Grande do Norte. Isso só reforça que estamos no caminho certo", destacou.

A gestora ainda afirmou que a gestão seguirá focada em trazer resultados positivos para a cidade, independentemente das críticas. "O trabalho vai continuar, cada vez mais firme, com mais conquistas e melhorias para o povo de João Câmara", finalizou.

Acompanhe a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jardim de Angicos/RN, 28/04/2025

Nesta segunda-feira, 28 de abril, acontece mais uma sessão ordinária no plenário da Câmara Municipal de Jardim de Angicos, com a participação dos vereadores para debater e deliberar sobre pautas de interesse da população.

A sessão é aberta ao público e pode ser acompanhada presencialmente ou pelos canais oficiais da Câmara, garantindo transparência e acesso às decisões do Legislativo.

📢 Fique por dentro dos assuntos que impactam a sua cidade!

Flash Publicidade

Prefeita Aize esclarece polêmica sobre o FUT7 e anuncia Copa Municipal totalmente gratuita


No último final de semana, a repercussão envolvendo o FUT7 ganhou espaço em blogs de oposição, que criticaram a Prefeitura de João Câmara pela suposta recusa de uma parceria com o evento. Em resposta, a prefeita Aize Bezerra se pronunciou, esclarecendo os fatos e reafirmando o compromisso da gestão com o incentivo ao esporte de forma transparente e pública.

A prefeita explicou que, devido à intensa programação da Feira do Empreendedor, só tomou conhecimento dos detalhes após conversar com o secretário de Esporte, Francivânio. De acordo com a gestora, o pedido encaminhado pela organização do FUT7 tinha características de evento privado, o que impede o município de destinar recursos públicos, uma vez que haveria cobrança de inscrições e possíveis taxas de entrada.

"Como município, não podemos investir em eventos que envolvam cobrança de inscrições ou ingressos, porque trabalhamos com recursos públicos e estes devem ser aplicados em eventos de acesso livre à população", destacou Aize. A prefeitura, no entanto, ofereceu apoio dentro do que é permitido pela legislação, como arbitragem gratuita — com profissionais capacitados —, além da doação de troféus e medalhas, o que representaria uma economia significativa para os organizadores.

João Câmara avança na saúde: Mais uma Ambulância para servir a População


Nossa cidade acaba de receber uma nova ambulância semi UTI, reforçando ainda mais o atendimento de urgência e emergência para a população. Fruto da parceria com o deputado federal Benes Leocádio, este é mais um passo importante para garantir a saúde e o bem-estar de todos.

A saúde de João Câmara continua avançando e, com a chegada dessa nova ambulância, vamos salvar ainda mais vidas com qualidade e agilidade.

SESSÃO ORDINÁRIA CÂMARA MUNICIPAL JOÃO CÂMARA 28/04/2025

Nesta segunda-feira, 28 de abril, acontece mais uma sessão ordinária no plenário da Câmara Municipal de João Câmara, com a participação dos vereadores para debater e deliberar sobre pautas de interesse da população.

A sessão é aberta ao público e pode ser acompanhada presencialmente ou pelos canais oficiais da Câmara, garantindo transparência e acesso às decisões do Legislativo.

📢 Fique por dentro dos assuntos que impactam a sua cidade!

Flash Publicidade

Deputado Luiz Eduardo reforça apoio ao agro durante Expo Novos em Currais Novos


Neste domingo, 27 de abril, o deputado estadual Luiz Eduardo marcou presença na Expo Novos, em Currais Novos, fortalecendo seu compromisso com a agropecuária da região do Seridó. Ao lado do prefeito Lucas Galvão e do presidente da Câmara Municipal, vereador João Gustavo, o parlamentar participou da premiação do tradicional concurso leiteiro, celebrando o esforço dos sertanejos e a dedicação dos produtores locais.

Durante o evento, Luiz Eduardo reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do interior norte-rio-grandense, defendendo o fortalecimento da agricultura familiar e dos negócios do agro, setores essenciais para a economia e a cultura da região.


BS-Estúdio realiza reunião de alinhamento com a Banda Forró Ostentado em João Câmara


Na noite desta quinta-feira, 24 de abril de 2025, aconteceu mais uma importante reunião no BS-Estúdio, o mais novo estúdio da cidade de João Câmara/RN, comandado pelo jovem empresário Camarense Bertinho Som. O encontro teve como objetivo alinhar projetos com a diretoria da Banda Forró Ostentado, liderada pelo cantor Leandro, conhecido popularmente como Leandro Cantor.

A banda, formada em 2024, vem ganhando destaque no cenário musical do Rio Grande do Norte com uma proposta inovadora e uma pegada diferenciada no forró. Na reunião, estiveram presentes Bertinho Som, Damião, Zeno, o cantor Leandro e Everton — figuras fundamentais para o sucesso do grupo.

O Forró Ostentado promete novidades e muita música boa para os fãs. Vem forró de qualidade por aí! É sucesso garantido!

Governo autoriza nomeação de mais de 4 mil aprovados no Concurso Nacional Unificado


O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou na sexta-feira (2 5 /4 ) a portaria que autoriza o provimento de 4.330 candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Com a publicação da portaria, 16 órgãos e entidades federais poderão iniciar a nomeação dos candidatos aprovados em cargos que não possuem curso de formação.

A medida representa mais um passo na concretização do concurso, que teve sua primeira edição realizada em 2024.

Caberá a cada órgão conduzir os trâmites para nomeação e posse dos novos servidores. A expectativa é que os primeiros atos de nomeação comecem a ser publicados já no mês de maio.

Na última quarta-feira (23/4), durante participação em evento em São Paulo (SP), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck destacou a importância do reforço no quadro de pessoal da administração pública federal.

São Miguel do Gostoso: recomendação do MPRN visa adequação do transporte escolar


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) está recomendando ao Município de São Miguel do Gostoso a adequação do transporte escolar. A frota municipal utilizada para prestar o serviço foi considerada inapta pelo Departamento Estadual de Transportes (Detran/RN) devido a uma série de irregularidades.

Entre os problemas constatados na vistoria feita pelo órgão estão portas de acesso com fechamento incompleto, parabrisa trincado e presença de partes cortantes na estrutura.

O MPRN ainda recebeu denúncias sobre a não disponibilização adequada do transporte escolar e de veículos em condições precárias prejudicando a frequência escolar dos alunos e colocando-os em risco, especialmente no trajeto entre São Miguel do Gostoso e João Câmara.

Assim, o Ministério Público recomendou a adequação da frota com veículos aprovados em vistoria, a realização de cadastro completo dos estudantes que utilizam o transporte entre os municípios mencionados e o envio da relação com as rotas e veículos designados.

Secretário de Esportes de João Câmara lamenta fake news dos blogs oposicionista sobre apoio à Liga Fut7


Blog Turbo News - Em áudio divulgado nas redes sociais, o Secretário de Esportes de João Câmara Francivânio lamentou a propagação de mais uma fake news publicada por blogs oposicionistas do município.

A recente polêmica envolvendo a Liga Fut7 ganhou um novo capítulo, após acusações infundadas contra a gestão municipal.

Segundo o Secretário, houve tentativas de apoiar a realização da competição, mas as propostas de ajuda foram recusadas pelos próprios organizadores. Ele também apontou indícios de politização do evento, numa tentativa de responsabilizar injustamente a atual administração pelas dificuldades enfrentadas pela Liga.

A gestão municipal reforçou que sempre esteve aberta ao diálogo e que continua disponível para apoiar iniciativas esportivas que beneficiem a comunidade, desde que organizadas com transparência e responsabilidade.

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478  -   99401-7616
Lapac Saúde/beleza Laboratório de Análises Clínicas e Clínica Médica que atua em João Câmara, no Potengi e RN. Conforto, tecnologia e atendimento humanizado.